Apicultura

Cooperativa dos Criadores de Abelhas expõe produtos na Expoacre 2019

A Cooperativa dos Criadores de Abelhas do Estado do Acre (Acremel), que realiza a comercialização de mel produzido por apicultores de oito municípios, marca presença na Expoacre 2019. 

O diretor de produção da Acremel, Anselmo Forneck, explica que a cooperativa surgiu para incentivar e facilitar o trabalho dos criadores de abelhas, “integrando a produção e criando uma forma comum de comercialização, além de troca de experiências entre apicultores.”

Localizado na área Caminhos do Agronegócio, dentro do Espaço Agroflorestal, o estande da Acremel expõe diversos tipos do produto. Mel com favo, puro, extrato de própolis, óleo de copaíba e mel da abelha sem ferrão. 

O mel exposto na feira é resultado do trabalho de cerca de 40 famílias, associadas à cooperativa, espalhadas por Rio Branco, Sena Madureira, Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Marechal Thaumaturgo.

A expectativa de crescimento para o setor é grande, segundo Forneck. “Com o mel fluindo à cooperativa para comercialização os produtores estão se sentindo mais entusiasmados a continuar produzindo. Todos eles praticamente dobraram o número das suas colmeias nos seus apiários, desde a criação da Acremel, há seis anos”, enfatiza. 

A maior parte da produção recebida pela cooperativa, cerca de 90%, é fruto do trabalho com a abelha africanizada, com ferrão. O restante com a meliponicultura, manejo de abelhas nativas, sem ferrão.