Corpo de Bombeiros simula resgate e salvamento de vítimas de incêndio

Vida alheia, riquezas salvar. Essa frase é um trecho da “Canção do Soldado do Fogo” e, também, lema que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), carrega com muito orgulho. Desta forma, em alusão à Semana Nacional de Prevenção a Incêndios e Acidentes, cerca de 35 soldados da corporação realizaram na manhã desta quinta-feira, 4, simulações simultâneas de resgate e salvamento de vítimas em altura, bem como combate a incêndio veicular.

A ação aconteceu na sede da Assembleia Legislativa, bem no centro da capital. O momento relembra o incêndio ocorrido no dia 2 de julho de 1992 na Aleac, no qual o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, participou do fato original socorrendo três vítimas que ficaram presas no telhado do prédio, mesmo sem equipamentos adequados para este tipo de ação na época. Ele junto com outro destemido bombeiro escalaram o prédio e salvaram as vítimas, evitando que tivessem um final trágico.

Momento relembrou o incêndio ocorrido no dia 2 de julho de 1992 na Aleac Foto: Neto Lucena/Secom.

“Na época, não haviam os equipamentos necessários, e os que tínhamos estavam em condições bastante precárias de se trabalhar. Por isso, tivemos que improvisar para fazer o resgate. Hoje o Corpo de Bombeiros tem alcançado grandes avanços. O governo do Estado entregou, só nesse primeiro semestre, duas viaturas novas e totalmente equipadas para atender às demandas da corporação, além de equipamentos novos para fazermos os salvamentos de forma altamente calculada e segura”, garantiu ele.

A demonstração serviu para mostrar à sociedade acreana a capacidade técnica e a preparação e o esforço dos bombeiros, bem como demonstrar que as ações do Corpo de Bombeiros vão além de combater incêndios ou realizar atividades durante o período de alagação no estado, pois diariamente estes profissionais estão salvando vidas em diversos tipos de acidentes.

A dona de casa Sandra Ferreira não imaginava como era o trabalho dos bombeiros. Ela ficou emocionada ao ver a simulação realizada no centro da cidade. “Eu achei bem interessante porque eu não tinha conhecimento de como era o dia a dia deles. A descida do prédio com a vítima, foi a parte que mais mexeu comigo ao ver todos empenhados em salvar a vida sua vida”, finalizou.

O coronel Batista ressaltou o esforço do governo do Estado que, mesmo diante de um cenário de crise financeira no país e no Acre, tem investido em equipamentos modernos para melhor atender à população.

“Hoje mesmo nós vamos receber 450 roupas de aproximação que servem de proteção aos nossos bombeiros durante o combate a incêndio. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Acre, é a Corporação no país que mais tem esses equipamentos proporcionais ao seu efetivo. Agradeço ao governador, Gladson Cameli, ao vice-governador, Major Rocha, e ao secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar, por terem esse carinho e zelo pela nossa instituição”, finalizou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest