Cotação da arroba do boi cai no Acre após embargo da União Européia

Restrição é política e protecionista, diz Federação da Agricultura

O preço da arroba do boi gordo caiu de R$57 para R$53  no Acre desde o anúncio do embargo da União Européia à carne brasileira. A restrição, tida como protecionista e política pela Federação da Agricultura do Acre (Faeac), não deve se prolongar além de dois meses. "Creio que em breve a situação será normalizada", prevê o presidente da Faeac, Assuero Doca Veronez.

 

É possível, de acordo com a Faeac que devido à complexidade da cadeia pecuária os valores pagos pelo consumidor final não sejam alterados.

O embargo da UE foi anunciado no dia 30 de janeiro. A decisão foi tomada após autoridades européias e brasileiras não conseguirem chegar a um acordo sobre o número de fazendas que poderiam receber certificação para vender o produto ao bloco. Nos próximos dias uma comissão da UE realiza inspeção no País. Os país da União Européia dizem que sem a garantia de rastreabilidade da origem do gado  não pode ser assegurado que a carne enviada à Europa não provém de áreas onde a venda para o bloco é proibida. O governo brasileiro e organizações ligadas ao agronegócio contestam essa versão.

 

 

Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter