Cúpula da Segurança Pública do Acre conhece novo sistema de metodologia de ação integrada

Especialista de Centro de Estudo da Universidade de Minas Gerais é especializado em elaboração, avaliação e monitoramento de políticas públicas de segurança

reuniao_cupula_seguranca_foto_luciano_pontes_4.jpg

Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, avalia que metodologia vai ajudar em uma gestão melhor e mais eficiente (Foto: Luciano Pontes/Secom)

reuniao_cupula_seguranca_foto_luciano_pontes_5.jpg

Cláudio Beato é coordenador do Crisp e apresentou metodologia do Sisp para cúpula de segurança do Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O coordenador geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) apresentou à cúpula da Segurança do Acre a metodologia de ação integrada para o Sistema Integrado de Segurança (Sisp). O Governo do Estado contratou a consultoria do Centro da Universidade Federal de Minas Gerais, em razão do trabalho pioneiro relativo à análise e ao desenvolvimento de iniciativas voltadas para o estudo da violência e da criminalidade no Brasil.

A parceria inclui o estudo, a elaboração, avaliação e o monitoramento de políticas públicas de segurança. De acordo com a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, a proposta do encontro da cúpula da segurança com o coordenador do Crisp, é apresentar os resultados obtidos com a consultoria. “Esta ação vai permitir com que as ações cheguem na ponta, já que são resultado da demanda. A metodologia vai possibilitar o estabelecimento de metas, a premiação de iniciativas exitosas, o que garante uma gestão melhor e mais eficiente”.

Ela destacou ainda que este momento de estabelecimento de critérios para a regionalização e integração entre as polícias foi antecedido pela reestruturação do sistema de segurança pública que começou em 2007, e posteriormente com a reformulação das leis.

Cláudio Beato, coordenador do Crisp, enfatizou que a metodologia de trabalho e o planejamento integrado têm como eixo central a estruturação e compartilhamento de informações referentes aos problemas específicos de cada área da cidade. “A análise dos problemas e a estruturação do planejamento conjunto ajudam a minimizar a criminalidade”. Além de apresentar a metodologia que já foi utilizada em outros Estados, o consultor coletou informações locais, para definir o cronograma de gestão e as metas do planejamento conjunto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter