Em Palmas

Craveiro Costa representa o vôlei acreano nos jogos escolares

Das quatro equipes acreanas que participam da fase regional dos Jogos Escolares, na cidade de Palmas (Tocantins), uma disputará a modalidade vôlei na categoria masculina Sub-17, os alunos da Escola Estadual de tempo integral Craveiro Costa, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul.

O diretor Flávio Rosas da Silva acompanha pessoalmente a equipe e fala da expectativa em participar pela primeira vez da competição. “Nossa expectativa é muito boa, sabemos que há outros times muito fortes, mas nossos alunos estão tecnicamente preparados e vamos representar bem o nosso Estado”, frisou.

Para chegar na fase regional/nacional dos jogos, os meninos do Craveiro Costa foram os campeões estaduais, quando realizaram – e ganharam – partidas finais contra as equipes das escolas 15 de Junho (Senador Guiomard), Djalma Batista (Tarauacá) e Kairala José Kairala (Brasileia).

Equipe do Craveiro Costa já está em Palmas para representar o Acre no vôlei Foto: Stalin Melo/SEE

A Craveiro Costa passou a ser ensino integral desde 2018. Desde então, o diretor Flávio Rosas destaca as mudanças na qualidade do ensino. Lembra que em 2017, por exemplo, quando ainda trabalhava na antiga modalidade, nenhum aluno foi aprovado na primeira chamada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Já em 2018, que foi o nosso primeiro ano como integral, conseguimos aprovar, já na primeira chamada do Enem, 25 alunos nas mais diversas instituições de ensino superior”, lembra. E as melhorias também são sentidas agora no esporte.

A escola está localizada no bairro Remanso e atende alunos de diversos outros bairros, como Telégrafo, Várzea, Cumaru, Linha do Tiro ao Alvo e até mesmo alunos de municípios vizinhos, como Rodrigues Alves.

O professor Flávio destaca o apoio do governo do Estado para que a escola pudesse representar o Acre no vôlei, de modo especial o secretário de Educação, Cultura e Esporte (SEE), professor Mauro Sérgio Cruz, e também a coordenadora do núcleo de Cruzeiro do Sul, a professora Ruth Bernardino.