Crianças participam da Semana do Bombeiro em Cruzeiro do Sul

Dez novos sargentos são formados para atuar no Vale do Juruá

 

bombeirosprofafrancisca.jpg

Alunos de duas escolas estaduais foram ver de perto a atuação dos Bombeiros no município (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Corpo de Bombeiros (CBMAC) de Cruzeiro do Sul iniciou hoje a ‘Semana do Bombeiro’ satisfazendo o sonho de muitas crianças: um passeio em carro de bombeiros, com a sirene ligada. Os alunos felizardos são das escolas estaduais de ensino fundamental Professora Quita e Escola João Kubitscheck. Eles chegaram logo cedo ao quartel dos Bombeiros.

A professora Francisca Marques da Silva achou a oportunidade excelente para que os pequenos alunos pudessem conhecer os materiais utilizados pelos bombeiros e também as dificuldades encontradas em suas ações. Segundo ela, a ação dos bombeiros, seus veículos com sirenes fazem parte da vivência das crianças, mas conhecendo mais de perto o trabalho dos bombeiros elas saberão valorizar mais.

O garoto Lucas Francisco da Rocha, de apenas seis anos, admirado com os materiais dos bombeiros, olhava curiosamente um pé de pato, assim como as outras crianças surpresas ante tantas novidades que não conheciam. A programação prossegue amanhã com palestras nas escolas de Ensino Fundamental e oficina de bombeiros na AABB. Na quarta-feira as palestras acontecerão nas Escolas de Ensino Médio.

Dia Nacional dos Bombeiros – Na quinta- feira (2 de julho) se comemora em todo o país o Dia Nacional dos Bombeiros. Segundo comandante da corporação em Cruzeiro do Sul, 1º tenente James Clei, haverá uma formatura alusiva à data e depois a formatura de dez novos sargentos que ficarão atuando no vale do Juruá.

O Corpo de Bombeiros no vale do Juruá conta com 71 homens e segundo James Clei, com dez novos sargentos, a tendência é melhorar o atendimento. O CB tem à disposição três veículos: dois ABT (auto bomba tanque) e um ABTS (auto bomba tanque salvamento).

Períodos distintos

bombeirosjamesclei.jpg

Comandante James Clei destaca que a corporação traça ações distintas para o período de chuvas e para o verão (Foto: Onofre Brito/Secom)

Como explica o comandante, os bombeiros, em Cruzeiro do Sul, passam por duas épocas distintas durante o ano. Uma é no período chuvoso, normalmente e de janeiro a maio, quando as maiores ocorrências estão relacionadas às alagações e outra no período seco, de julho a novembro, quando ocorrem os incêndios e queimadas.

O Corpo de Bombeiros já está preparado e alerta em relação às queimadas. James Clei informa que neste ano voltará a funcionar a força-tarefa com representantes do IMAC, Ibama, Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros visando fiscalizar e autuar responsáveis por queimadas. O Corpo de Bombeiros também está assessorando as prefeituras do vale do Juruá no sentido de que estabeleçam um plano de contingência, de forma a facilitar caso seja precisa intervenção dos bombeiros nos municípios.

O Corpo de Bombeiros tem reforçado a fiscalização de prédios comerciais no quesito segurança contra incêndios, exigindo extintores de incêndio e saída de segurança. A ação que já vem se repetindo há algum tempo e resultou num dado animador: só houve um incêndio no ano passado, em lojas comerciais enquanto em anos anteriores chegavam a ocorrer 15.