Crianças da Unacon participam de arraial com brincadeiras e comidas típicas

Servidores e madrinhas atenderam ao pedido das crianças para promover festa junina

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital das Clínicas do Acre, recebeu o colorido dos festejos juninos na tarde desta sexta-feira, 5, no Arraial das Madrinhas da Unacon. A primeira-dama, Ana Paula Cameli, a convite da Gerente Administrativa, Nilcy Vilácio participou da atividade.

A decoração foi preparada especialmente para receber os pacientes e familiares e fez parte das atividades desenvolvidas pelos servidores e madrinhas – mulheres voluntárias que apoiaram a comemoração. A festa integrou pacientes, familiares, equipe de atendimento e voluntários. Teve cachorro quente, pipoca, bolo, pescaria, bingo, música ao vivo e muita dança.

Madrinhas do Unacon. Foto: Marcos Vicentti

A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, falou que é uma satisfação participar dessa festividade. “É gratificante trazer alegria aos pacientes, familiares e servidores do hospital. Quando vemos as crianças participando e sorrindo é a certeza de que estamos exercendo o amor ao próximo”, destacou a primeira-dama.

A gerente administrativa da Unacon, Nilcy Vilácio, contou que a ideia da festa junina partiu dos pacientes Guilherme, Krivitio e Iriane, que a procuraram com uma lista de como deveria ser o arraial no hospital.

“Eles queriam uma festa com brincadeiras, comidas típicas e música. Passei a informação a nossa gerente geral que conversou com 10 mulheres, nominadas por nós, técnicos da Unacon, de madrinhas, que voluntariamente ajudaram com doações e na organização”, explicou Nilcy Vilácio. “Sempre procuramos proporcionar momentos de lazer para os pacientes, estamos aqui também para o fortalecimento de uma assistência humanizada no Unacon”, completou a gerente administrativa do Unacon.

Krivitio Felício, Iriane Silva e Guilherme Silva, idealizadores do arraial do Unacon Foto: Marcos Vicentti/Secom

A pequena Iriane Silva, 10, paciente do hospital, foi uma das crianças que idealizou o arraial, e disse que tudo surgiu quando eles saboreavam pipocas.

“No momento em que comíamos pipocas, Guilherme, Krivitio e eu, tivemos a ideia de termos um arraial, com tudo que gostávamos. Falamos a tia Nilcy e atenderam o nosso sonho, e estamos gostando muito dessa festa”, ressaltou Iriane Silva.

A secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas Públicas para as Mulheres, Claire Cameli, também participou da atividade e disse que uma festa como essa proporciona um dia diferente às crianças, demais pacientes e familiares. “Ações que as tirem um pouco do ambiente do hospital e promovam momentos especiais, ajudam quem enfrenta um problema sério como o câncer e isso é humanizar”, afirmou a secretária.

Muita dança e diversão no Arraial da Unacon Foto: Marcos Vicentti

Aurea Freitas, gerente geral da Unacon, salientou a importância desse tipo de ação: “Atividades assim são muito importantes, pelo fato de oferecer às crianças e todos os pacientes um dia diferente, em que eles podem esquecer por um momento a doença, e isso beneficia o tratamento e deixa os familiares mais tranquilos e confortáveis”.