Crianças em tratamento contra o câncer recebem presentes de Natal

Nesta época do ano, além de ser um período de muitas festividades, seja entre familiares ou amigos, também é o período em que as crianças podem aproveitar as férias, mais tempo para brincar, se divertir, compartilhar momentos de alegria. Infelizmente, essa não é a realidade de todas as crianças.

Uma grave doença que limita essa possibilidade de diversão e afeta muitas crianças é o câncer. Algumas precisam ficar internadas, outras fazem tratamentos como quimioterapia e retornam para casa. Mesmo realizando todo o acompanhamento e tratamento necessário para a recuperação, a doença e o tratamento fragilizam os pequenos, limitando os momentos de diversão.

O Natal, como se sabe, é uma data muito esperada pelas crianças. A expectativa de ganhar um presente especial faz com que esse momento seja muito aguardado.

Para garantir que as crianças em tratamento no Hospital de Câncer do Acre (Unacon) passem o Natal felizes, a Polícia Militar do Acre (PMAC) e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) formaram uma parceria para promover um momento de diversão e também de solidariedade.

O sorriso de quem teve um dia diferente por causa do Natal (Foto: Júnior Aguiar)

Com brincadeiras, presentes e diversas guloseimas, as crianças e familiares participaram na manhã da última quinta-feira, 20, de uma festa feita especialmente para elas.

Ao todo, 40 crianças participaram da festividade As que não puderam comparecer por estarem em cirurgia ou internadas nos leitos também receberam presentes.

“Este tipo de atividade fortalece muito o processo de recuperação das crianças. Elas ficam bem mais saudáveis, alegres, tanto elas como seus familiares. Então é muito bom esse tipo de parceria. Hoje vieram equipes do Ifac, PMAC, além de outros voluntários. As crianças ficaram superfelizes e nós só temos a agradecer”, enfatiza a diretora da unidade, Mirza Félix.

De acordo com o tenente Leandro Filho, coordenador do Proerd, essa é uma parceria que o Ifac estabeleceu junto com a PMAC pensando em fazer algo para proporcionar momentos de alegria para as crianças que estão em tratamento no Unacon.

“Fizemos a distribuição de lanches e brinquedos e a finalidade é exatamente trazer este momento para essas crianças que tanto necessitam de alegria e diversão. Toda criança gostaria de receber um presente, e a PMAC, junto com o Ifac, está aqui nesta ação para proporcionar este momento do Natal”, destaca Leandro Filho.

A estudante do curso de biologia do Ifac Liberdade Nascimento foi uma das organizadoras da ação. Ela conta que as instituições já pretendiam promover uma ação individual e para evitar o deslocamento das crianças várias vezes formaram essa parceria com a PMAC para realizar a ação em conjunto.

“Submetemos nosso projeto a um edital do próprio do Ifac, que foi aprovado. Esta é a segunda vez que fazemos esse projeto. A primeira vez fizemos no Hospital da Criança e este ano decidimos fazer no Unacon. Ao todo, são 10 voluntários”, explica a estudante.

Sorrisos que ajudam

Pabline Andrade sabe bem a importância de ações como essas. O filho, de quase três anos, faz tratamento contra leucemia há quatro meses. “É muito importante porque ele fica muito feliz, interage com outras crianças, já que o tratamento é muito difícil. Meu filho está tendo um dia especial hoje”, destaca.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest