Criação de animais silvestres em cativeiro é tema de livro

Obra fala dos resultados do Programa de Pesquisa e Criação de Animais Silvestres Caboclinho da Mata 

 

dsc_0048.jpg

Vânia e Laiz são autoras do livro Pacas e Capivaras – Criação em Cativeiro com Ambientação Natural (Foto: Sérgio Vale / Secom)

Resultado de um trabalho de três anos desenvolvido no criatório de Animais Silvestres Caboclinho da Mata, o livro foi lançado na noite de terça-feira, 2, durante o encerramento do segundo dia do Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e na América Latina (Cimfauna). O evento está sendo realizado em Rio Branco no período de 1° a 5 de setembro.

O Programa de Pesquisa e Criação de Animais Silvestres elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agropecuária, e pela Universidade Federal do Acre (Ufac), foi transformado em livro para evidenciar os resultados obtidos ao longo de três anos de pesquisa. O material fornece dados ao setor produtivo e à sociedade sobre o manejo em cativeiro de fauna silvestre no Estado. “Esta é mais uma forma para fortaleceras iniciativas de desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário de Agropecuária Mauro Ribeiro.

O livro retrata um pouco do programa desenvolvido no município de Senador Guiomard, que dispõe de um criatório composto por três recintos com capacidade para receber 70 pacas e 30 capivaras. Além de apresentar os resultados das pesquisas referentes ao plantel, a alimentação, comportamento reprodutivo e dos recintos de criação. As autoras e veterinárias Vânia Ribeiro e Laiz Macedo Zamora acreditam que a preservação das espécies devem ser precedidas pelo amplo conhecimentos das mesmas. “Os planos de manejo e de conservação precisam ter base em trabalhos de pesquisa”, disse Vânia Ribeiro.

Também foram lançados os livros e cartilhas Bichos na Escola, Manejo Participativo dos Quelônios, Animais Silvestres e Meio Ambiente e Experiência Del Pueblo Indígena Confan com la Tortuga Charapa.

A oitava edição do Cimfauna tem reunido desde o dia 1° de setembro representantes de 16 países. Fazem parte da programação conferências, palestras, mesas-redondas, mini-cursos, visitas técnicas, apresentações de trabalhos científicos e técnicos, distribuídas em doze temas, na forma de painéis e apresentações orais.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter