Cubanos fazem experiência piloto na área de saúde no Acre

Alunos brasileiros de medicina em Cuba e médicos da Escola Latino-Americana de Medicina estão no Acre para realizar trabalho voluntário em Rio Branco
   
                                                                                       

 

No Projeto Riozinho do Rôla (Barro Alto, Água Preta, Cajazeira) será realizado um diagnóstico de saúde da população (baseado em uma planilha cubana de saúde), o qual evidenciará  os problemas de saúde vivenciados pelos moradores. A partir da análise, um  relatório será enviado às autoridades municipais e estaduais, fomentando informação para implantação do PSF.

Participarão desse trabalho aproximadamente 30 estudantes brasileiros que cursam medicina em Cuba – a maioria acreanos e alguns de Rondônia -, além de  um tutor cubano encaminhado pelo ministério de saúde de Cuba, médico Jesus Bejar.

Além desse diagnóstico de saúde, o grupo estará ministrando palestras educativas em centros de saúde, escolas e associação de moradores localizados no Projeto Riozinho do Rôla. Os temas propostos são DSTs/AIDS, enfermidades diarréicas, leishmanioses e outras doenças tropicais.

Também será realizada educação em saúde na zona urbana de Rio Branco e em escolas de ensino fundamental e médio. Os temas propostos para as palestras e encenações de teatro são DSTs/AIDS e Gravidez na adolescência. O Grupo auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde durante a Expoacre no trabalho de promoção e prevenção de DSTs/AIDS.

O coordenador do trabalho, Janilson Lopes, junto com os deputados federais Perpétua Almeida e Nilson Mourão, aproveitou para pedir às autoridades de saúde do Estado que assumam compromisso com mais de 270 médicos formados em Cuba e mais de 700 que estão em processo de formação. "O Acre está entre os Estados brasileiros que apresentam grandes problemas de saúde devido à falta de médicos, e precisa contar com profissionais onde a atenção primária de saúde é a melhor do mundo", argumenta Janilson.

O presidente Lula assumiu o compromisso de disponibilizar recursos para as universidades brasileiras que tenham interesse de  realizar convênios com a Escola Latino-Americana de Cuba com o objetivo de fazer a revalidação dos diplomas dos médicos formados naquele país e que deverão iniciar a partir de setembro deste ano. Várias autoridades políticas do Acre tentam negociar para que a Ufac possa ser uma das universidades conveniadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter