Curso sobre Educação em Saúde beneficia extrativistas

Capacitação ensina como utilizar as unidades sanitárias instaladas em comunidades da reserva Chico Mendes

A oficina de formação de multiplicadores do programa de Educação em Saúde e Mobilização Social dos projetos de saneamento básico em Xapuri teve início na tarde desta quarta feira, 19. A capacitação vai acontecer até o dia 22, próximo sábado, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As 23 comunidades rurais, beneficiadas com o projeto de melhorias sanitárias domiciliares em 2005, em Xapuri, estão sendo representadas nessa capacitação.

Para Jocimar de Oliveira Souza, extrativista da comunidade Palmari, a oficina é importante porque vai informar as pessoas sobre como ter uma boa saúde. O projeto de melhorias sanitárias foi implantado na reserva por meio de um convênio com a Funasa e o Governo do Acre e somente agora as famílias recebem as devidas orientações de como utilizar as unidades.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Educação em Saúde, Sônia Queiroz, afirma que a oficina vai ensinar como cuidar da unidade sanitária e como evitar algumas doenças causadas pela falta do saneamento básico.

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) é uma atividade educativa complementar às ações de melhorias sanitárias domiciliares que estão sendo implantadas nas colocações dos seringueiros coletores de látex para a fábrica de preservativos masculinos de Xapuri. A ação tem por objetivo melhorar as condições básicas de higiene e saúde dos seringueiros, como também a qualidade dos produtos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter