Objetivo é ampliar os serviços através de uma rede ampla que envolva os municípios

Nesta sexta-feira, 10, o  Dia Mundial da Saúde Mental foi lembrado no Acre com uma série de atividades que discutiram a política de saúde mental no Estado. O Governo do Acre quer ampliar a atenção básica consolidando a rede e envolver os municípios no processo. A meta é dar mais qualidade ao serviço e oferecer melhor acesso da pessoa que tenha necessidade de tratamento. No contexto, a prioridade é fazer com que o paciente seja cuidado em casa, no convívio da família e exercendo algum trabalho.

Os debates realizados no auditório do Departamento de Atenção Básica em Saúde (Dabs) da Secretaria de Estado da Saúde apontam pontos avançados e quais setores precisam de maior ação. Para conhecer melhor a situação no Acre, a Coordenação de Saúde Mental do Dabs está realizando um estudo.

De acordo com o Ministério da Saúde, saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. A sociedade acreana começa a discutir mais a questão. Promovido pela Associação dos Portadores e Amigos da Saúde Mental (Apasama), um seminário sobre o tema ocorrerá pela primeira vez em Rio Branco. O evento está previsto para o próximo dia 21, a partir das 8 horas, no Centro de Treinamento da Diocese de Rio Branco