Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam vistorias em áreas alagadas após transbordamento de igarapé

As áreas que foram atingidas pela enxurrada ocorrida na manhã de domingo, 13, estão passando por acompanhamento e vistoria da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. As fortes precipitações do eixo do município de Capixaba até Rio Branco gerou um acumulo de mais de 100 milímetros de chuva no sábado, 12, o que ocasionou o transbordamento do Rio São Francisco e alagou pelo menos cinco bairros, por meio do igarapé Batista.

O evento de enxurrada geralmente ocorre em nossa região devido as forte precipitações pluviométricas que elevam os igarapés e córregos do município de Rio Branco (Foto: Pedro Devani/Secom)

Ao todo, pelo menos 100 famílias foram atingidas pela enxurrada, que começou muito rapidamente durante a madrugada de domingo. Logo, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e realizaram as primeiras ações preventivas para evitar acidentes e ajudar no transporte de pessoas ou bens materiais com o suporte de barcos.

“O evento de enxurrada geralmente ocorre em nossa região devido as forte precipitações pluviométricas que elevam os igarapés e córregos do município de Rio Branco. Nas últimas 24 horas, nós registramos 56,8 milímetros de chuva, o que acelerou o processo de elevação das águas, atingindo os moradores dos bairros da Paz, Conquista, Vila Maria, Geraldo Fleming, Sapolândia e Helio Melo”, explicou o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Velasques.

Foram realizados trabalhos de suspensão de energia, entrega de galões de água mineral, orientação às famílias sobre o perigo com animais peçonhentos e o transporte de pessoas em barcos. Já na manhã desta segunda-feira, 14, na Casa Civil, as equipe se reúnem com o governador para debater estratégias de prevenção caso haja o transbordamento do Rio Acre. A cota de transbordamento é de 13,50 metros e as 6 horas desta segunda-feira o Rio Acre já media 12,59 m.