Ações de Trabalho

Departamento de Esportes alinha ações para 2020

Após o sucesso da participação acreana na fase nacional/regional dos Jogos Escolares, realizada na cidade de Palmas (TO), quando o futsal feminino ficou em terceiro lugar na competição, o Departamento de Esportes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) começa a definir e alinhar as ações de trabalho para o ano de 2020.

Além de analisar os pontos positivos e negativos da participação acreana, o departamento pretende fazer um realinhamento, uma adequação do regulamento para a competição em sua fase estadual, tornando-a mais dinâmica e competitiva. “A ideia é que as equipes tenham mais tempo para treinamento”, explica o diretor de esportes, Junior Santiago.

Futsal feminino foi destaque acreano dos jogos escolares em Palmas Foto: Stalin Melo/SEE

Outra ação importante será uma maior aproximação com os gestores e os professores de educação física para que o esporte educacional possa crescer ainda mais. Por isso, de acordo com Santiago, o Conselho Regional de Educação Física (Crefi) também será chamado como parceiro, para auxiliar nesse trabalho.

Quanto aos Jogos Escolares, o Acre ainda participará, entre os dias 16 e 30 de novembro, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, da etapa nacional da competição nas modalidades individuais. Até agora, quatro modalidades foram inscritas (atletismo, natação, xadrez e tênis de mesa). Outras ainda podem participar, já que o prazo de inscrições das equipes se encerra no próximo dia 28.

Ainda na reunião de alinhamento do departamento, o fortalecimento das escolinhas, que já começaram a funcionar este ano, mas a partir de 2020 serão expandidas para os municípios. Em Rio Branco, elas já funcionam nas Escolas Diogo Feijó, Cerb, Colégio Acreano e Glória Perez.

Escolinhas incentivarão alunos à prática esportiva escolar Foto: Stalin Melo/SEE

As escolas são gerenciadas pelo Departamento de Esportes e têm as mais diversas modalidades, como futsal, basquete, vôlei e futebol de campo. Uma parceria com uma equipe federada, o Juventude, está sendo fechada para que se possa montar equipes dessas modalidades e participar das competições.

De acordo com Santiago, no próximo dia 31, será realizada uma seletiva de futsal masculino e feminino com alunos da Baixada da Sobral no Ginásio Coberto. Entre os critérios para participar das escolinhas estão: bom comportamento, assiduidade e boas notas nas matérias.