Depasa amplia ações educativas nas escolas

Uma pesquisa recente publicada pelo Instituto Akatu mostra que 76% dos 1.000 entrevistados – homens e mulheres – com mais de 16 anos, não praticam o consumo consciente, um hábito que ajuda a reduzir o desperdício de água, luz e alimentos, além de gerar economia para a sociedade.

Com o objetivo de incentivar e difundir o consumo consciente da água e boas práticas em saneamento entre os jovens e crianças, o Depasa está ampliando as ações educativas na rede pública de ensino. Em Rio Branco, as atividades envolvem estudantes do ensino médio. O objetivo é formar multiplicadores dessa ideia.

“Com o Programa de Educação em Saneamento e Meio Ambiente (Proesa), além da questão do desperdício da água abordamos outras questões que envolvem boas práticas em saneamento, como o descarte correto do óleo de cozinha, por exemplo”, lembra a chefe do Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa, Alexandra Lopes.

Na capital, ações educativas envolvem estudantes do Ensino Médio Foto:Assessoria/Depasa

As ações educativas também priorizam a interação com a comunidade escolar Uma coisa que a gente vem buscando é trazer estudantes e professores para conhecer as unidades de tratamento da água, de esgoto para ver de perto como é o processo, como funciona e qual o custo. É uma forma também de mostrar a importância da água e boas práticas em saneamento. “Daí o título de um dos projetos dentro do programa É conhecendo que a gente entende”.

Recém criado no âmbito do Depasa, o PROESA será oficialmente lançado no dia 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente.

Núcleo Pedagógico

O planejamento e a execução das ações educativas do Depasa são responsabilidade do Núcleo Sócio Pedagógico criado no início da gestão do governo Gladson Cameli. Do ponto de vista da gestão da concessionária dos serviços de abastecimento de água e saneamento, uma ação inovadora.

“Nunca houve na história do Depasa uma equipe que fosse às escolas trabalhando a conscientização e a valorização da água. Essa equipe pedagógica que formamos pra trabalhar nas escolas, mostrar a grande importância da água para as crianças e jovens, para nós é algo primordial e que estaremos expandindo para o estado todo o estado. O objetivo é que amanhã tenhamos uma sociedade muito mais consciente do valor, da importância da água para o ser humano”, destaca o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves.

As atividades começaram com o lançamento da campanha de combate ao desperdício lançada em 22 de março, Dia Mundial da Água, em parceria com a a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac). “Foi a campanha Desperdício é a gota d’ água, que tem o Depasa como parceiro no combate ao desperdício tanto em residências quanto no âmbito coletivo, na comunidade”, lembra do Núcleo Sócio pedagógico do Depasa, Alexandra Lopes.

Após o lançamento, a campanha foi levada à Expoacre 2019 e depois começou a ser ampliada para os municípios. No interior, as primeiras ações contemplaram as regiões do Juruá e Purus, devendo seguir agora para os municípios do Alto Acre.  “No interior, cada unidade do Depasa trabalha as ações de acordo com a realidade local”, explica Alexandra Lopes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter