Depasa investe em modernização para combater desperdício de água

Maior centro de reservação de Rio Branco, no bairro Palheiral, é todo automatizado (Foto: Jaqueline Teles/Secom)
Maior centro de reservação de Rio Branco, no Palheiral, é todo automatizado (Foto: Jaqueline Teles/Secom)

Os centros de reservação de água do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) de Rio Branco estão sendo modernizados com tecnologia de ponta, para garantir o maior controle da água que é distribuída na cidade.

Durante toda esta terça-feira, 4, as sete bombas do centro de distribuição do bairro Palheiral pararam para que fossem trocados os quadros elétricos, que garantiram a distribuição de água para dezenas de bairros de Rio Branco por 15 anos. Agora estão sendo substituídos por sistemas modernos, comandados por computadores, que terão atuação por sensores.

O engenheiro mecatrônico Sebastião Fonseca Júnior é responsável pela instalação dos equipamentos. Ele explica que essa tecnologia é o que há de mais moderno no mercado. “É tudo automatizado e vai evitar os solavancos nas bombas, nas redes, trazendo uma pressão mais estável para a distribuição de água e diminuir, com certeza, os vazamentos nas redes”, disse.

IMG_1910
Até o fim do ano, o Depasa deve concluir a modernização dos 13 centros de reservação  (Foto: Jaqueline Teles)

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, esteve no centro de reservação acompanhando os trabalhos. Ele esclarece que a nova tecnologia irá integrar todo o sistema, permitindo um maior controle no sistema de água. “Dessa forma, nós vamos saber quanto produzimos, distribuímos e fazer as contas de quanto estamos desperdiçando. Vamos controlar a distribuição da água e ter números que vão nos indicando qual a região, por exemplo, está desperdiçando, assim poderemos fazer uma intervenção.  Teremos um controle maior”, disse.

Até o fim do ano o Depasa deve concluir a modernização dos 13 centros de reservação da capital. Em três já foi concluído o processo, o do Palheiral, por ser o maior, prejudicou o abastecimento em 32 bairros, mas volta à normalidade a partir de amanhã, quarta-feira.