Manutenção

Depasa realiza manutenção na Estação de Tratamento de Água da Sobral

A unidade é utilizada para o abastecimento de água no Segundo Distrito, além da Regional Floresta, Calafate, Tucumã e Universitário

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa),  realizou nesta quinta-feira,11, nova manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA2). O funcionamento dos motores foi interrompido às 8h para a manutenção da bomba e limpeza da caixa de remoção de areia na estação de captação e lavagem dos decantadores da ETA. A operação foi às 16h da quinta-feira, quando a ETA2 voltou a funcionar normalmente.

Instalada na Estrada da Sobral, a  ETA 2 opera com uma capacidade de 950 litros por segundo. A unidade é utilizada para o abastecimento de água no Segundo Distrito, além da Regional Floresta, Calafate, Tucumã e Universitário.

“Foi a primeira limpeza programada. Dentro do limite do tempo para realização do serviço e restabelecer o funcionamento da estação, foi uma limpeza parcial para garantir melhor funcionamento do sistema”, explica Filogônio Ribeira, chefe da Divisão de controle de qualidade da água e operações no interior.

Depasa realizou manutenção da bomba e limpeza da caixa de remoção de areia na estação de captação e lavagem dos decantadores Foto: Cleide Elizabeth

Outras operações ainda serão feitas para garantir o bom funcionamento da ETA e a qualidade da água distribuída para Rio Branco.

De acordo com o diretor de Operações do Depasa, Enoque Pereira,  a limpeza periódica é fundamental para que o sistema funcione de maneira eficiente. “O acúmulo de sujeira interfere no tratamento da água, tornando-o mais lento. Garantir a limpeza periódica da unidades é uma prioridade para nós”, reforçou.