Estação ativada

Depasa reativa estação elevatória de esgoto do bairro Universitário III

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) reativou na tarde desta quinta-feira, 22, a estação elevatória de esgoto (EEE) instalada no bairro Universitário III. Desativada desde dezembro de 2018, a elevatória voltou a funcionar depois de receber  limpeza completa e manutenção de todo o sistema.

A operação durou três dias. Para a realização do trabalho foram utilizados retroescavadeira, caçamba, caminhões hidrojatos e caminhões carga seca. Durante a limpeza do sistema foram retirados 2m³ de areia e outros resíduos sólidos como garrafas pet, sacos plásticos.

A elevatória reativada recebe e transporta esgoto do Universitário III para a elevatória do Universitário I Foto: Cleide Elizabeth/Assessoria Depasa

A elevatória reativada recebe e transporta esgoto do Universitário III para a elevatória do Universitário I, depois para a elevatória do Tucumã e, de lá, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Conquista, onde os resíduos recebem tratamento e, só então, retornam à natureza. Agora, em pleno funcionamento, a elevatória do Universitário III opera com capacidade máxima, transportando 108 mil litros de esgoto/segundo.

A elevatória do Universitário III é a quarta reativada na gestão do governador Gladson Cameli. Com o sistema em funcionamento, o Depasa corrige alguns problemas na rede coletora,  evitando que o esgoto transborde no meio da rua, retorne para as casas ou chegue ‘in natura’ aos igarapés. “Ações de limpeza e manutenção são fundamentais para o bom funcionamento do sistema Reativando mais essa elevatória estamos eliminando alguns transtornos para a população”, destaca o presidente do Depasa Zenil Chaves.

A reativação das elevatórias foi planejada para garantir o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário Rio Branco. A primeira medida foi reativar a ETE da Conquista. Na sequência, foram reativadas as elevatórias do Manoel Julião, Tucumã, Universitário I e, agora, Universitário III.

De acordo com o Depasa, objetivo é colocar todas as elevatórias em funcionamento e, gradativamente, alcançar o nível desejado, que é tratar pelo menos 70% do esgoto gerado na capital.

Elevatória

Uma elevatória é um sistema formado por bombas, válvulas e equipamentos elétricos capazes de bombear a água de uma área mais baixa para sistemas de tratamento em níveis mais elevados. A Estação Elevatória de Esgoto (EEE), pode funcionar como reservatório, para a coleta de água em resíduos do solo, em operações com variação de vazão.