Depois da CNH, Detran implanta certificado de registro e licenciamento de veículo eletrônico

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), tem a mesma validade que o documento impresso.

O Conselho diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran.AC), recebeu a imprensa nesta sexta-feira, 12, na sede do órgão,  para anunciar o lançamento oficial da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) para o Acre.

O Acre é o 16º estado a disponibilizar o documento digital que foi fruto da parceria entre o Detran/AC, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e as empresas de tecnologia Serpro e Search.

Conselho diretor do Detran.AC em atendimento à impresa (Ana Flávia Soares)

A novidade está disponível no mesmo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

Para ter o documento digital, o proprietário precisa estar em dias com pagamento do licenciamento do veículo de 2018. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store.

Para os veículos comprados na concessionária, zero quilômetro, que passam pelo primeiro emplacamento e para os casos de transferência de Unidade Federativa (UF), o primeiro documento emitido pelo Detran  é o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT, por isso, só será possível a emissão do CRLV Digital após o pagamento do primeiro licenciamento.

Segundo o presidente do Detran Acre, Luiz Fernando Duarte, a novidade vai permitir aos usuários mais facilidades.  “Qualquer pessoa que tenha interesse em baixar seu documento não precisa vir ao Detran, ele conseguirá fazer tudo via aplicativo com praticidade e segurança”, afirmou.

O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter