Desmatamento da Amazônia caiu 15%, aponta Ministério do Meio Ambiente

O governador Tião Viana e a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente (Foto: Thamara Amorelli)
Governador Tião Viana e a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente (Foto: Thamara Amorelli)

O governador Tião Viana e membros da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) participaram de audiência em Brasília com a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebello.

A pauta foi a redução do desmatamento na Amazônia, que apontou queda de 15% no período de agosto de 2013 a julho de 2014. As taxas consolidadas foram apuradas pelo Projeto de Monitoramento de Desmatamento da Amazônia Legal (Prodes), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para a ministra, essa é uma marca importante, mas ainda há muito a fazer. “Temos que trabalhar mais para acabar com o desmatamento ilegal, para concluir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), para usar essa base de dados como referência para todas as informações sobre solo no Brasil e para desenvolver as bases econômicas para a nova economia sustentável no país”, destacou.

A ministra informou ainda que o Acre será o primeiro Estado a compartilhar seus dados de supressão legal de vegetação com o Ministério do Meio Ambiente.  O registro é importante para a terceira fase do Programa de Proteção e Controle do Desmatamento na Amazônia.

Redução do desmatamento no Acre

No Acre, estudos do Inpe apontam uma redução de 57% do desmatamento nos últimos dez anos. Outra análise, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vai além e mostra que, entre os Estados da Amazônia Legal, o Acre tem um dos menores índices de focos de calor – são 93, perdendo apenas para o Amapá, com 22, de janeiro a julho de 2015.

O estudo revela ainda que no mesmo período o Mato Grosso é o líder do ranking, com 5.991 focos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter