Combate ao desperdício

Desperdício é a Gota d’ Água: campanha chega ao Vale o Juruá

O Governo do Estado, por meio a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) e Departamento de Água e Saneamento (Depasa), iniciou esta semana, na Expoacre Juruá, nova ação da campanha Desperdício é a Gota d’ Água. O objetivo é chamar a atenção para a importância do consumo consciente da água. A ação educativa inclui distribuição e material informativo e orientação aos visitantes o evento.

“ É uma ação tão importante quanto qualquer investimento em estrutura que a gente possa fazer. Em alguns locais, o desperdício é tão grande que nos impede de distribuir água diariamente. Então, o trabalho educativo também está entre as nossas prioridades”, destaca o presidente do Depasa, Zenil Chaves.

De toda água tratada, apenas 60% chega ao usuário. Os outros 37% são desperdiçados. As perdas ocorrem principalmente por mal uso no ambiente doméstico ou vazamentos na rede de distribuição. As estratégias de combate ao desperdício incluem monitoramento e manutenção do sistema e campanhas educativas na capital e interior o estado.

Lançada no Dia Mundial da Água campanha ganhou força na Expoacre 2019 e agora é ampliada para o interior o estado Foto Assessoria Depasa

Iniciativa da Agência Reguladora de Serviços do Acre (Ageac), a campanha foi lançada em parceria com o Depasa no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.  A ação ganhou força na Expoacre 2019 e logo foi ampliada também para o interior do estado.

“Pela educação é possível transformar alguns hábitos em boas práticas. Em Sena Madureira a campanha começou envolvendo estudantes do ensino médio. Para isso, hoje contamos com a parceria da Secretaria de Estado e Educação, Cultura e Esportes. No Juruá, a estratégia será a mesma. A ideia é formar multiplicadores dessa ideia”, informa a coordenadora o Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa, Alexandra Lopes.

Além dos municípios do Juruá, o cronograma a campanha contempla atividades em todos municípios do Alto e Baixo Acre.

A campanha de combate ao desperdício da água é apenas uma das ações desenvolvidas pelo Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa. Além dessa, outras já estão programadas, sempre com o objetivo de difundir boas prática em saneamento, meio ambiente, e outras ações relacionas ao uso consciente da água,

Como evitar o desperdício

 

Boia

Utilize a boia. Uma caixa d’água derramando pode desperdiçar até 100

Manutenção da descarga

Faça a manutenção das instalações hidráulicas. Um descarga com defeito joga centenas e litros de água pelo ralo. O ideal é optar pela caixa acoplada com duplo comando, que gasta menos água. Mas, se esse não é o seu caso, instalar um regulador de descarga gera uma economia de 5 mil litros por ano.

Banho rápido

Um banho e 15 minutos sem fechar o registro pode desperdiçar mais 100 litros de água.