Detran agiliza atendimento aos usuários

Além de implantar atendimento de triagem na sede, Detran possui serviços descentralizados com postos nos bairros, para facilitar serviços aos cidadãos

detran_01.jpg

Atendentes do lado de fora do Detran ajudam na triagem dos serviços (Foto: Assessoria Detran)

Atendimento mais rápido e eficiente. Este é o objetivo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) ao disponibilizar dois servidores no lado externo do órgão para esclarecimento das principais dúvidas dos usuários. O intuito é evitar que ocorram intervenções por parte de pessoas não credenciadas pelo órgão. Essa agilidade na prestação de serviços são prioridades da nova gestão da autarquia.

Além do atendimento na sede, o Detran possui serviços descentralizados como o posto do 2º Distrito localizado na Boulevard Augusto Monteiro nº 363- Quinze. O horário de atendimento é das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Neste local são realizados todos os serviços relacionados a veículos (primeiro emplacamento, transferência de propriedade, segunda via de CRV/CRLV, entre outros).  Os serviços referentes à habilitação também são realizados e encaminhados à sede do Detran para captura de imagem e biometria. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ficam encarregados pelos processos de primeira habilitação, mudança e adição de categoria.

Os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri possuem atendimento especializado por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), possibilitando mais praticidade aos usuários do interior do Estado.

No site do Detran/AC também são realizados alguns serviços como emissão de boletos (IPVA, Seguro Obrigatório, Licenciamento e multas); consulta ao processo de habilitação; formulários (defesa prévia, indicação de condutor, declaração de endereço e extravio); informações sobre o seguro obrigatório; simulado da prova teórica; apostila de renovação da CNH; valores de serviços; estatísticas da frota e acidentes; lista de credenciados (autoescolas, clínicas e despachantes); entre outros serviços.

As infrações cometidas em outros estados também podem ser acessadas no site www.detran.ac.gov.br através do sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). O usuário deve informar apenas a placa e o Renavam do veículo.