Cumprindo metas

Detran divulga o balanço positivo das atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2019

O Governo do estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) celebra os avanços na gestão e redução de gastos nos primeiros seis meses do ano.

Com a finalidade de atender bem ao público, promover a segurança viária, mobilidade urbana e educação para o trânsito, a gestão do Detran se manteve  comprometida com as diretrizes de austeridade fiscal do atual governo, obtendo um redução de 30% das despesas.

De acordo com o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte, obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a orientação foi de continuidade dos serviços prestados.

“Cabe ressaltar que estamos no último ano de execução do Plano Plurianual da gestão anterior, por isso, as metas estabelecidas foram de continuidade das ações”, afirmou.

Redução de despesas e pagamentos de dívidas da gestão anterior

A atual gestão manteve a eficiência na prestação de serviços de atendimento, fiscalização e educação de trânsito Foto: Renato Beiruth

A atual gestão conseguiu reduzir 30% das despesas do departamento, se comparado com os primeiros seis meses de 2018. Tais reduções dizem respeito à: veículos locados, combustível, água mineral, contratação de pessoal e alugues de imóveis. Além disso, a atual gestão sanou 54,70% das dívidas do exercício de 2018.

Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro da autarquia, Manoel Gerônimo, no início da gestão encontrou algumas dificuldades para a aquisição de insumos e serviços essenciais pela falta de contrato e licitação vigente, porém, com o esforço da equipe essa situação foi contornada.

“Atualmente temos mais de 30 licitações em andamento, queremos fazer uma gestão transparente com o foco na redução de gastos, a fim de que possamos construir a nova sede do Detran, que será um complexo de trânsito na capital Rio Branco”, afirmou.

Atendimento ao público

Novos guichês de atendimento visam diminuir o tempo de espera dos usuários  Foto: Weslley Chrystian

A atual gestão se preocupou com a grande demanda de atendimentos que a Unidade de Veículos recebia diariamente, por isso, buscou a modernização e a qualidade de serviço prestado à população, implantando sete novos guichês de atendimento.

Para facilitar o acesso dos serviços públicos oferecidos pelo órgão de trânsito, foi implantado uma plataforma de autoatendimento no site do Detran/AC, no intuito de que o cidadão realize os serviços do departamento sem sair de casa.

Leilões de veículos

Foram realizados cinco leilões de veículos atendendo os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Brasileia e Assis Brasil visando esvaziar os pátios de veículos recolhidos do órgão.

Educação para o trânsito

Abordagens educativas nos bares da cidade tem como intuito alerta a população dos perigos de misturar bebibas alcoólicas e direção Foto: Andréia Nobre/Detran

A coordenação de Educação de Trânsito levou conhecimento ao cidadão, seja ele habilitado ou não, quanto às regras de circulação e trânsito. Durante o primeiro semestre os educadores de trânsito realizaram diversas atividades na intenção de preservar vidas.

Com ações no Projeto Carnaval, Operação Volta às Aulas e a campanha de conscientização Maio Amarelo o órgão alcançou mais de 69 mil pessoas em diversos municípios do estado.

Alfabetização para obtenção e renovação da CNH

O Detran Acre disponibiliza aos condutores que não sabem ler e escrever aulas de alfabetização para a obtenção e renovação da Carteira Nacional da Habilitação.

Atualmente, o Núcleo Pedagógico atende cerca de 20 alunos encaminhados pela Corregedoria do Detran. O serviço é aberto à população.

Fiscalização

O objetivo da fiscalização é coibir a condutas infracionais à legislação de trânsito e auxiliar a redução do número de acidentes nas vias Foto: Weslley Chrystian

A Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), setor de fiscalização do órgão, vinculado a Diretoria de Operações, se fez presente em Rio Branco e em outros municípios do Acre, principalmente em datas comemorativas, exposições, festivais de praia, período de aumento de pessoas e fluxo de veículos realizando 100 operações de fiscalização trânsito em todo o estado.

Engenharia de Trânsito

O setor de engenharia é responsável pela implantação e manutenção da sinalização vertical e horizontal das vias Foto: Tassiane Pontes

Para garantir a fluidez e a segurança nas vias, e assim reduzir o número de acidentes, o Detran mantém uma equipe para cuidar da sinalização viária.

Nos primeiros seis meses do ano, a Coordenação de Engenharia e Estatística realizou 3 mil metros quadrados de sinalização horizontal com pinturas de faixas de pedestres e outras sinalizações, além da implantação de 60 placas de sinalização vertical, revisão de 69 pontos de semáforos e a implantação de dois semáforos em Sena Madureira e Brasileia.