Detran e RBTrans apresentam projeto de trânsito

Revitalização das vias e modificação nos sentidos de direção garante a segurança dos condutores

rbtrans_mat.jpg

Objetivo do projeto é tornar vias com sentido único de direção a fim de melhorar a fluidez e segurança no trânsito (Foto: Assessoria/PMRB)

 

Uma prévia do projeto de revitalização da malha viária de Rio Branco, foi apresentado na manhã de ontem ao prefeito, Raimundo Angelim, pelo diretor do Detran, Reginaldo Prates, e o superintendente da RBtrans, Ricardo Torres. Também participaram do encontro os diretores da autarquia e gerentes de engenharia dos órgãos.

O objetivo do projeto é tornar vias com sentido único de direção a fim de melhorar a fluidez e segurança no trânsito em uma região da cidade que possui elevado volume de trafego. Trata-se da rua Isaura Parente e Av. Nações Unidas no trecho compreendido entre a Av. Getulio Vargas e Rua Rondônia.

Segundo o diretor do Detran, o órgão trabalhou com informações recentes e levantamentos de campo que atualizaram os dados iniciais extraídos do Plano Diretor de Transportes e Trânsito. Ele garante que o estudo possui embasamento técnico suficiente para as decisões que foram tomadas, mas a opinião da comunidade em geral, escolas e comercio da região, será importante para o fechamento em definitivo dos trabalhos.

A RBtrans realizou a avaliação do impacto no transporte coletivo e complementos técnicos na área de trânsito, já que o projeto faz parte do planejamento da cidade desenvolvido em 2006 e 2007 e segundo o superintendente, Ricardo Torres, outros pontos da cidade terão as vias com sentido único implantado em 2010 e 2011 como parte do Programa de Revitalização da Malha Viária de Rio Branco (REVI).

"As ações do governo do Estado com a prefeitura de Rio Branco estão sendo trabalhadas de forma conjunta, há bastante tempo. Um exemplo é a Av. Ceará, que foi idealizada em três fases seguida da urbanização da Av. Nações Unidas e agora casando com a fase final da Av. Antonio da Rocha Viana e Rua Pernambuco. Criando assim condições para a primeira fase do binário entre as vias Nações Unidas e Av. Ceará", explica Torres.

Ainda segundo o Superintendente, não se muda uma cidade, sua malha viária e comportamento dos condutores e pedestres em um curto espaço de tempo, é preciso o planejamento e o tempo para cada avanço. Durante a apresentação foi destacado, além da melhora na fluidez e segurança no trânsito da região, a maior oferta de estacionamento e a redução de pontos de conflito que registram maiores números de acidentes. O prefeito Angelim garantiu ainda, a revitalização de alguns trechos de calçadas considerados pelas equipes de engenharia de trânsito como essenciais para o bom andamento do projeto.

"Estamos sempre trabalhando em parceria com o governo do Estado, e estas mudanças além de garantir melhor fluidez para o trânsito de nossa cidade, se justificam mais ainda dentro dos conceitos de segurança, pois estaremos salvando vidas, fico muito feliz com esse trabalho.", afirmou o Prefeito Raimundo Angelim.

O Detran fará em breve a divulgação do cronograma das ações até a implantação em definitivo das mudanças, o que deverá ocorrer até o final do mês de julho. Será empregada na atividade, educadores e orientadores de trânsito, sinalização complementar, divulgação através da mídia, entre outras ações, todas com o apoio da Rbtrans e Ciatran/PM.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter