Detran orienta candidatos para a prova prática de direção

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é necessário passar pela prova teórica e prática do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran),  para os candidatos que vão realizar a segunda etapa o orgão dá algumas orientações.

De acordo com o examinador Arivaldo Lucena, o nervosismo é um dos grandes vilões da aprovação na prova prática do Detran. “É importante manter a calma durante a realização do exame prático e seguir as recomendações passadas pelo instrutor de trânsito durante as aulas práticas”, explica.

No dia da realização do exame prático os candidatos devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência (Foto: Arquivo Detran)

Os candidatos podem visitar o Centro de Educação e Avaliação de Condutores antes do dia de sua avaliação, para observar a sinalização e compreender melhor cada fase do exame. No dia da realização do exame prático, orientamos que cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência para evitar imprevistos e tragam o documento de identificação oficial com foto.

“Me concentrei em fazer tudo o que aprendi durante a aula prática, visitei o pátio com antecedência, cheguei cedo, antes de sair de casa verifiquei se estava levando os documentos corretos, e consegui ser aprovado  na minha primeira tentativa”, afirmou Gleison Pereira, candidato a primeira habilitação.

O pátio de provas práticas do Detran para categorias A, B, C e D fica localizado na  Travessa Icó (pela frente), com a Rua República (lateral esquerda) e Travessa Venezuela (de fundos), Bairro 7º BEC.

Já o exame prático para categoria E é realizado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco situado na Rodovia AC-40.

Segundo o chefe da Divisão de Exames Práticos e Teóricos do Detran/AC,  Josenilson Mesquita, em média 120 pessoas realizam o teste diariamente na capital e a grande maioria são mulheres.

“A nossa missão é avaliar de forma responsável e imparcial se o condutor está apto a receber sua carteira de habilitação e circular pelas ruas com segurança”, explica.

Designer, Matheus Soares Detran/AC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter