Detran tem como meta reduzir índice de acidentes em 2010

Autarquia quer melhorar fiscalização atuando junto ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e trabalhando a educação no trânsito

transito_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Aumento da frota na capital exige planejamento e ações integradas para combate a acidentes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Reduzir os índices de acidentes de trânsito. Esta é a meta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para 2010. A autarquia trabalha em conjunto com a Ciatran e pretende fortalecer as parcerias com as instituições públicas, ONGs e empresas.

A implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) norteando as ações dos órgãos vinculados atuará na prevenção da violência e do crime no Estado. Assim, as atividades de fiscalização e educação que o Detran vêm desencadeando estão sendo possíveis em razão desta nova política de gestão de segurança pública.

Apesar de em 2009, as estatísticas terem registrado mais de cinco mil acidentes, dos quais 132 com vítimas fatais. Um levantamento realizado pelo Detran, após implantação do núcleo de pesquisa e estatística integrada, aponta uma queda considerável nos índices comparativos a cada 10 mil veículos no Acre.

Este estudo levou em consideração o aumento populacional, de condutores e da frota. De 2008 para 2009, houve uma redução de 10,82% em relação às vítimas fatais e de 26,99% em acidentes com vítimas não fatais.

São fatores determinantes para a diminuição destes índices, as fiscalizações; a revitalização da sinalização (horizontal, vertical e semafórica); o trabalho de conscientização dos educadores de trânsito; além das palestras nas escolas/ empresas e blitze com uso de bafômetro.

Para o diretor-geral, Reginaldo Prates, a autarquia conseguirá  avançar no âmbito da fiscalização de forma mais eficaz com o Detran fazendo parte do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) através das constatações dos serviços de inteligência das instituições integrantes do sistema.

Como no caso da Portaria 817 instituída pelo órgão, a qual determina a obrigatoriedade de credenciamento de todo estabelecimento comercial do Estado, que execute o desmonte (desmanche) legal ou comercialize peças e acessórios usados e/ou recondicionados de veículos, mediante a apresentação de documentação, dentre outras ações que serão executadas.

"Com esta integração, os órgãos de segurança pública darão respostas ainda mais satisfatórias à sociedade acreana", finaliza Prates.

outdoor_detran1.jpg

Educação de Trânsito

Atualmente circulam mais de 134 mil veículos no Estado, deste total, 96 mil somente na capital. O Detran preocupado este aumento acelerado da frota iniciou a campanha "Paz no Trânsito". Diariamente, os educadores de trânsito estão em diversos pontos da cidade alertando os condutores e pedestres quanto à prevenção dos acidentes de trânsito.

Esta campanha será subdividida em volta às aulas; respeito à faixa de pedestre; retorno do "Amigo da Hora" iniciada na Expoacre; pedestre, ciclista, motociclista e motorista conscientes; dentre outras ações por um trânsito melhor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter