Detran torna mais rígida formação de motorista no Acre

Integrantes do Sistema Estadual de Trânsito atuarão para melhorar o trânsito e reduzir acidentes.

1_seminario_detran_900_1.jpg

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reuniu neste sábado, 7, no Colégio Armando Nogueira, os integrantes do Sistema Estadual de Trânsito para debater medidas que melhorem a formação do condutor de veículo no Acre. Médicos, psicólogos, representantes de auto-escolas, agentes civis e da Polícia Militar, fabricantes de placas, servidores públicos são convocados a mudar o processo de formação dos motoristas visando, no curto, médio e longo prazos, garantir um trânsito de paz no Acre.

"As auto-escolas serão monitoradas, e os alunos serão acompanhados através de um sistema de impressão digital tanto nas aulas práticas quanto nas teóricas. Os métodos de ensino devem ser revistos", explicou Cezário Braga, diretor-geral do Detran.   Várias medidas devem ser adotadas como prevenção às fraudes, informou Braga.

A reunião deu ênfase também á resolução 276 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece prazo de 90 dias para que cerca de 14 mil motoristas acreanos portadores da carteira Nacional de Habilitação modelo PGU troque de CNH.  "Quem não fizer dentro desse prazo terá de passar por um processo de obtenção de CNH", alerto o diretor do Detran.

O encontro discutiu a questão da perícia médica. Os profissionais responsáveis pelo exame devem identificar se o candidato a uma CNH é portador de algum distúrbio do sono. As estatísticas mostram que 30% dos acidentes nas rodovias são conseqüência do sono. O motorista dorme ao volante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter