Consciência ambiental

Dia da Amazônia: Acre defende a conservação e apresenta boas práticas do uso dos recursos naturais

Nesta quinta-feira, 5, pessoas do mundo inteiro fizeram homenagens ao Dia da Amazônia, uma data para refletir sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e como preservar a sua biodiversidade. O dia faz referência ao 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, onde está o atual do Estado do Amazonas.

A Amazônia se estende por nove estados brasileiros, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso, e também está presente na América do Sul, no Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. A Amazônia concentra os principais rios do país: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá.

Acre possui aproximadamente 87% de cobertura florestal, o que corresponde a mais de 16 milhões de hectares do seu território preservado Foto: Marcos Vicentti

De acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), o Acre possui aproximadamente 87% de cobertura florestal, o que corresponde a mais de 16 milhões de hectares do seu território preservado. Para garantir a continuidade da conservação da floresta, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), fomenta e incentiva as cadeias produtivas de valor de produtos e subprodutos florestais, através do manejo sustentável madeireiro e não madeireiro, além de ações de fortalecimento e consolidação de Áreas Naturais Protegidas.

O território do Acre possui 22 Unidades de Conservação (UCs), destas, 9 são estaduais. Neste ano de 2019 será lançado o edital da concessão florestal do Complexo Estadual de Florestas do Rio Gregório (CFERG), entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, que disponibilizará quase 240 mil hectares de florestas para exploração.

A Amazônia concentra os principais rios do país Foto: Arquivo/Secom

Os benefícios e resultados alcançados com a concessão florestal são inúmeros, entre eles, o desenvolvimento socioeconômico da região, a regularização fundiária com ação efetiva de combate a grilagem e a especulação de terras, garantindo o uso racional dos recursos naturais.

Consulta Pública do Plano Anual de Outorga Florestal

No Acre, a programação em alusão ao Dia da Amazônia iniciou com a publicação da Consulta Pública do Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF), que já está disponível no site do governo, no endereço www.acre.gov.br. Após a consulta, que tem prazo de encerramento para 22 de setembro, será lançado o pré-edital da concessão florestal no Acre.