Dia Mundial do Lúpus: rede pública de saúde do Acre atende mais de 200 pacientes portadores da doença  

Nesta sexta-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus, uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune (quando o sistema imunológico ataca o próprio organismo) e de difícil diagnóstico.

No Acre, mais de 200 pessoas diagnosticadas com lúpus fazem tratamento na rede pública de saúde. De acordo com a reumatologista Adriana Marinho, que acompanha os pacientes com lúpus do Hospital das Clínicas em Rio Branco, somente este ano, foram registradas duas mortes por complicações de lúpus no estado.

A médica falou ainda que a doença pode comprometer vários órgãos do sistema e que as mulheres jovens, na idade produtiva, entre 20 e 40 anos, são as principais vítimas de lúpus.

Esta semana será realizada uma vasta programação como aulas explicativas sobre a doença, distribuição de protetor solar, hidratante, vitamina D dia de beleza para os pacientes (Foto: Marcos Vicentti)

“Em homens não é tão comum, mas quando ocorre a situação é um pouco mais grave porque costuma comprometer os rins. Não tem cura e tem um tratamento que vai depender de cada órgão que foi acometido”, explicou a médica.

Em alusão a data, a Associação de Lúpus no Acre vem realizando durante esta semana uma vasta programação como aulas explicativas sobre a doença, distribuição de protetor solar, hidratante e vitamina D para os pacientes.

Uma lei municipal também garante durante todo o ano, a distribuição de protetor solar para pacientes diagnosticados com lúpus em Rio Branco. Para receber o benefício é preciso que o paciente esteja cadastrado na Associação de Pacientes com Lúpus no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter