Diálogo põe fim a bloqueio na BR 364

Reunião entre lideranças indígenas e representantes do Governo do Estado esclareceu andamento de projetos e programas

dsc_0183_erstradaliberada.jpgApós conversa entre lideranças indígenas de Feijó, o secretário de Articulação Institucional, Carlos Alberto de Araújo e o assessor especial do Governo para Assuntos Indígenas, Francisco Pinhanta, a BR 364 foi desbloqueada nesta terça-feira, por volta das 4 horas da tarde, pelos índios de quatro etnias que habitam a região. Lideranças de 12 comunidades estavam presentes ao encontro realizado na escola da Aldeia Cardoso. “A determinação do governador Binho Marques é ampliar a política de relações com os povos indígenas do Acre”, disse Carlos Alberto, que assinou documento reafirmando compromissos com o “Luz Para Todos” nas aldeias.

A ampliação do programa “Luz Para Todos”, principal reivindicação dos índios, terá continuidade nos próximos dias nas terras dos kaxinawas e shanenawas, na região que vai desde a Aldeia Cardoso até a Aldeia Paroá, beneficiando sete comunidades.

A estrada ficou fechada por 20 horas com paus sobre a ponte do igarapé Cardoso, a seis quilômetros da cidade de Feijó. O trânsito agora está normalizado e as lideranças voltarão a se reunir com representantes do Governo do Estado para continuar debatendo a agenda de projetos e programas para as comunidades indígenas do município de Feijó. O “Luz Para Todos” sofreu algum atraso naquela por falta de condições técnicas da empresa contratada e o Governo optou por mudar o fornecedor do serviço. “A agenda de projetos está em andamento e estamos juntos às comunidades para reafirmar isto”, disse o assessor dos Povos Indígenas, Francisco Pinhanta.

Tudo encaminhado – Praticamente toda a pauta de reivindicação apresentada pelos indígenas já tem encaminhamento pelos órgãos competentes. A reunião entre representantes do Governo e lideranças serviu para passar informes sobre a situação atual dos projetos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter