DOCTV IV realiza oficina para formatação de projetos

Prorrogado prazo das inscrições para a Oficina e candidatos devem apresentar pré-projeto. O DOCTV, programa que tem como objetivos gerais a regionalização da produção de documentários, foi lançado em todo o Brasil dia 27 de maio e desde então estão abertas as inscrições tanto para o documentário quanto para a Oficina de Formatação de Projeto.

Mas os documentaristas e autores de projetos, podem ficar tranquilos porque foram prorrogadas as inscrições para a oficina. Os candidatos podem fazer a inscrição até a próxima segunda-feira ao meio-dia, desde que apresentem o pré-projeto, que servirá de subsídio para o oficineiro orientar o projeto de cada um. Nesta oficina, ministrada por André Francioli, os autores recebem ainda toda orientação para adequar o projeto ao formato do regulamento, além de uma introdução ao documentário. Outra exigência, é a assinatura de uma carta se comprometendo a inscrever o projeto, já que a oficina é para aqueles que querem de fato realizar seu documentário com o DOCTV.

A coordenadora estadual do DOCTV, Surama Chaul, alerta: "o pré-projeto para a oficina não é uma forma de avaliação nem de seleção, isso só vai acontecer depois que a pessoa inscrever seu projeto no concurso e para isso há a comissão de seleção. Essa primeira etapa, da oficina, é para facilitar e orientar o autor na condução de seu projeto final. É bem possível que saia de lá com outra idéia diferente da inicial, mas é fundamental a apresentação do pré-projeto". Ela diz ainda que no site www.ac.gov.br/doctv, além do regulamento há o Manual da Oficina com o cronograma do que vai acontecer na semana e um exemplo dos ítens pedidos para o pré-projeto. Quem não quiser participar da oficina, pode inscrever seu projeto até dia 11 de julho.

Quem é André Francioli

Diretor e montador de cinema. Iniciou-se como fotógrafo still em 1993, posteriormente formando-se em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. 

Como diretor realizou O Mundo Segundo Silvio Luiz, curta ganhador de 8 prêmios nos principais festivais brasileiros; e Veja & Ouça – Maria Baderna no Brasil, com 4 premiações, além de outros trabalhos em vídeo e em super-8. Como montador contabiliza mais de 10 curtas-metragens realizados, com 2 premiações de melhor montagem, e 1 longa-metragem, atualmente em fase de finalização.

Atualmente encontra-se na pós-produção de seu terceiro curta-metragem, Aranhas Tropicais, projeto ganhador do Prêmio de Fomento ao Cinema Paulista 2004, ao mesmo tempo em que prepara seu projeto de estréia em longa-metragem.

Parceria

O DOCTV é uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD. No Acre, ele tem o apoio da ABD local e realização do governo Do estado, através da TV Aldeia e Fundação Elias Mansour.

Serviço

Realização da oficina:

Data: 9 a 13 de junho
Horário: das 18h00 às 22h00
Local: Escola Campos Pereira
Inscrições até 9 de junho às 12h00.

Para inscrição na Oficina de Formatação de Projetos, os proponentes devem apresentar um pré-projeto de documentário contendo os seguintes itens: a) Visão Original; b) Proposta de Documentário; c) Eleição e Descrição do(s) Objeto(s); d) Eleição e Justificativa para a(s) Estratégia(s) de Abordagem; e) Sugestão de Estrutura.

Informações: www.ac.gov.br/doctv

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter