Documentário em realidade virtual monstra o misticismo da floresta acreana

Imagine poder vivenciar parte da magia da floresta amazônica e seus encantos sem precisar estar lá. Está é a proposta do documentário Awavena, que narra a história de Hushahu, a primeira mulher Yawanawá a se tornar uma xamã, numa experiência em realidade virtual que tem corrido o mundo.

Governador foi apresentado ao projeto e apoiou o lançamento no Acre em dezembro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O projeto apresentado para o governador Tião Viana na tarde desta sexta-feira, 9, pelo líder indígena Joaquim Tashka, é uma experiência 17 minutos que junta filmagem em 360 graus a realidade aumentada. Produzido por Nicole Newnham e dirigido por Lynette Wallworth, a ideia de Awavena começou ainda em 2016, após Tashka assistir Collisions (projeto anterior da dupla) e acreditar que essa tecnologia era a maneira ideal de apresentar ao mundo as tradições Yawanawá junto a floresta.

Usando um equipamento ocular específico com um abafador do som externo, é possível estar no meio de uma canoa sobre o Rio Gregório, sentir a floresta ganhando vida e se transformando em milhares de ponto de luz num movimento que simula o ritual da ayahuasca.

O filme foi financiado pelo Sundance Institute e estreou em janeiro no festival de mesmo nome, conhecido mundialmente. Tashka, que é produtor do filme, agora pretende fazer uma estreia no Acre, em dezembro, contando com o apoio do governo do Estado.

Saiba mais sobre Awavena em: http://www.awavenavr.com

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter