Dois dedos de prosa: compra antecipada da merenda escolar é tema desta segunda, 25

Programa contempla pequenos agricultores familiares que destinam maior parte da produção à venda segura aos armazéns do Estado

programa_de_radio_com_o_governador.jpg
bananas_10.jpg

Governador Binho Marques destaca importância da agricultura familiar na composição da merenda escolar da rede pública de ensino (Foto: Angela Peres/Secom)

No programa Dois dedos de prosa desta segunda-feira, 25, o governador Binho Marques dá destaque ao programa de compra antecipada da merenda escolar, realizada pelo Governo do Acre e que beneficia centenas de produtores rurais de todo o Estado, como Laudicésar Ribeiro de Araújo do ramal Granada, em Acrelândia, que comercializou toda a produção de banana comprida para o programa.

A merenda escolar oferecida nas escolas públicas do Acre é elaborada por equipe de nutricionistas e responsável por suprir parte das necessidades diárias de nutrientes para crianças e adolescentes. Binho Marques lembra que mesmo antes da lei criada pelo presidente Lula em 2009 estabelecendo que 30% dos produtos usados na merenda escolar venham dos pequenos agricultores familiares, o Acre já adotava esta prática.

O governador cita o período em que a refeição diária dos alunos era listada em Brasília.  Além de não corresponder à cultura alimentar das diferentes regiões do país, a imposição causava prejuízos porque muitos produtos vinham de fora. Hoje, a merenda escolar é uma refeição e tem no cardápio feijão, arroz, frutas da época e outros alimentos regionais como açaí, pão de milho, mingaus.

Dois dedos de prosa é o programa semanal do governador Binho Marques, veiculado nas principais emissoras de rádio do Estado em quatro horários ao longo das segundas-feiras. O áudio do programa pode ser conferido todas as segundas também no portal do Governo do Acre na internet (www.ac.gov.br) e na Agência de Notícias do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter