Dom Porquito busca excelência na segurança sanitária com apoio do governo

Após visita à indústria, equipe participou de diálogo com Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Guilherme Marques, apresentou ao governador Tião Viana breve diagnóstico sobre a visita técnica que fez as instalações da empresa Dom Porquito na última sexta-feira, 2, e apresentou o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

Marques veio ao Acre após solicitação feita pelo governo do Estado, por meio de articulação da presidência do Instituto de Defesa Agroflorestal e Pecuária (Idaf) e da indústria Dom Porquito que busca excelência na sua segurança sanitária.

Na oportunidade, o diretor do MAPA dialogou com os fiscais do Ministério da Agricultura no Acre e do Idaf com o objetivo de estruturar uma equipe focada no atendimento a um pedido voluntário da própria empresa, que é ser de ser um compartimento livre de febre aftosa sem vacinação e livre da peste suína, selo conquistado pelo Acre em 2016.

“Concluímos a visita e foi possível fazer um diagnóstico claro sobre a situação existente. Temos desafios e disposição para seguir em frente, para que possamos, num futuro próximo, ter mais essa conquista [zona livre de Aftosa] para o Estado do Acre”.

Dom Porquito busca excelência na segurança sanitária com apoio do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf, explica que a indústria acreana está buscando, com apoio do governo do Estado, assegurar a segurança sanitária de seus produtos. Por isso, se faz necessário manter diálogo constante com o MAPA.

Durante a visita, o representante do MAPA conheceu a estrutura da Dom Porquito, desde às instalações da granja, produção, frigorífico, à fábrica de ração.

“Há uma empresa muito bem estruturada, sólida, com princípios de integração e biossegurança muito fortes o que facilita muito a adoção desse princípio do compartimento. Os sistemas de blindagem de empresas como a Dom Porquito requerem muitos desafios. É uma decisão acertada da parte do Estado e da empresa buscar ter mais esse selo, essa credencial de qualidade e de segurança sanitária para comercialização dos seus produtos”, avaliou Guilherme Marques.

Ronaldo Queiroz destacou que a visita de Guilherme Marques é importante tanto para o Estado, quanto para indústria. “O governo do Acre trabalha para garantir que tenhamos uma área segura, respeitando todos os protocolos sanitários. Por isso, o trabalho do Idaf e dos nossos técnicos são tão importantes. A vinda do Guilherme nos ajuda a melhorar ainda mais a atuação em campo”, declarou Queiroz.

O projeto Dom Porquito foi criado em 2011, durante o primeiro mandato do governo de Tião Viana, em uma iniciativa que ajudaria a consolidar um novo modelo econômico no Acre: a parceria público-privada-comunitária, e gera atualmente mais de 400 empregos diretos.

Leia também: Acre ganha autorização para exportar carne suína para o Peru

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter