Comunicação

EBC e Rádio Senado irão qualificar profissionais da radiodifusão do sistema público de comunicação

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) garantiu na tarde desta terça-feira, 5, um termo de cooperação técnica com o Governo do Acre para qualificação dos profissionais do sistema público de rádios AMs e FMs nas áreas de jornalismo, programação e assistência técnica. A agenda foi solicitada pela senadora Mailza Gomes (Progressistas) que participou da reunião de trabalho junto com o diretor-presidente da Fundação Aldeia, Alderian Campos, e o coordenador da Aldeia FM, jornalista Jairo Carioca, na sede da EBC, no setor Sul de Brasília.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) garantiu na tarde desta terça-feira, 5, um termo de cooperação técnica com o governo do Acre para qualificação dos profissionais do sistema público de rádios AMs e FMs Fotos: Cedidas

“O termo de cooperação é apenas o início de parcerias. A ideia é fazer multiplicadores nas áreas de jornalismo, produção, programação de conteúdos e musical, além do setor técnico. Estamos nos colocando à disposição do governo do Acre”, disse Luiz Carlos Pereira Gomes, diretor-presidente da EBC.

A diretora de Rádio da EBC, Luciana Coutto, afirmou que a radiodifusão se tornou em um poderoso instrumento para expandir conhecimentos pelo seu alcance e as possibilidades de atração do público. “Vamos estabelecer um prazo de cooperação de um ano com a troca de conhecimentos e a adaptação entre o que existe de mais moderno com a experiência e a cultura de cada região”, explicou.

A senadora Mailza Gomes destacou o relevante serviço social prestado pelas rádios acreanas que chega aonde muitas vezes o estado é ausente. Para ela, a importância de alinhar a informação está associada à necessidade de levar ao ouvinte da Amazônia, jornalismo, educação e utilidade pública, evitando o que é nocivo ao cidadão.

A senadora Mailza Gomes destacou o relevante serviço social prestado pelas rádios acreanas Fotos: Cedidas

“A história da rádio pública no Acre se confunde com a cultura do nosso povo. Estamos gratos diante do que foi construído nessa agenda que visa melhorar ainda mais o serviço social prestado a quem vive isolado nas florestas e nas margens dos rios”, acrescentou a senadora.

O coordenador da Rádio Aldeia FM, jornalista Jairo Carioca, destacou o momento de resgate da autoestima dos servidores e a liberdade de expressão colocada em prática pela secretária Silvânia Pinheiro e pelo governador Gladson Cameli.

“Não é uma tarefa fácil diante dos enormes desafios econômicos resgatar um sistema encontrado praticamente falido. Esse ambiente novo na comunicação do Acre deve servir como elemento capaz de expandir ainda mais oportunidades de educação e cultura levadas pelas ondas do rádio, qualificando verdadeiros operadores de cidadania que são nossos profissionais”, comentou Carioca.

O diretor da Fundação Aldeia, Alderian Campos, disse que toda documentação necessária para a formalização do termo de cooperação será encaminhada. Para ele, a partir das oficinas o sistema viverá um divisor de águas. “A secretária Silvânia Pinheiro não tem medido esforços para recuperar o sistema de radiodifusão”, acrescentou.

No final da tarde, encontro liderado pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) reforçou a política de qualificação dos servidores e estruturação do sistema. Participaram dessa agenda a coordenadora de redação Fernanda Nardelli e o diretor Celso Cavalcanti, ambos da Rádio Senado.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) reforçou a política de qualificação dos servidores e estruturação do sistema de radiodifusão Fotos: Cedidas

“É preciso entender o esforço que esses profissionais fazem para levar cidadania a quem mais precisa, muitas vezes isolados. Estamos colocando toda a Rádio Senado à disposição do governo. No que depender de mim vamos estruturar o sistema porque sabemos da importância do radinho de pilha para o seringueiro, para o produtor e ouvintes da cidade”, disse Petecão.