Um novo tempo

Educação alinha política de ensino nos municípios do interior

Uma série de visitas aos núcleos e escolas foi realizada na semana passada pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, para alinhar a política educacional do governo do Estado para os próximos anos e aproximar a gestão da comunidade escolar.

Em todos os municípios, o Mauro Cruz tem dialogado com gestores e professores.
Foto: Stalin Melo

Em Manoel Urbano, ele se reuniu com os servidores do núcleo da SEE, onde agradeceu a parceria e o empenho em proporcionar uma educação de qualidade. Logo depois, o gestor foi até a escola Nazira Anute, a única de ensino médio do município e ouviu as demandas dos gestores. Salientou ainda o que está sendo realizado nos primeiros dias de governo.

Outra reunião importante foi realizada no núcleo do município de Feijó, onde o governo tem o maior número de escolas indígenas. Na Escola José Gurgel Rabelo, se encontrou com os gestores das escolas urbanas e também alinhou as ações que deverão se realizadas.

Ouvir e dialogar com os estudantes também é parte dessa nova política educacional.
Foto: Stalin Melo

As visitas se estenderam até a escola João Ribeiro, de ensino médio, em Tarauacá, onde o secretário Mauro Cruz fez questão de conversar com os estudantes, funcionários e a equipe pedagógica. Todos puderam se inteirar da política que está sendo alinhada para as mais diversas modalidades de ensino.

Em Cruzeiro do Sul ele cumpriu uma extensa agenda, que foi desde uma visita ao Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI), passando pela biblioteca pública até as escolas São José e Dom Henrique Ruth. Ainda no NAPI, ele dialogou com os professores da zona rural que participavam da I Formação do Programa Asas e das Classes Multisseriadas.

Política de capacitação é prioridade para a Secretaria de Educação.
Foto: Stalin Melo

Já em Mâncio Lima, diversas reuniões e encontros foram realizados. Além de um encontro com os servidores do núcleo, ele ainda assinou um termo de cessão de escolas e dialogou com os gestores das escolas Francisco Freire de Carvalho, Antônio de Oliveira Dantas e Primeiro de Maio.

Ele aproveitou a oportunidade para visitar, ainda uma escola estadual dentro da aldeia indígena Poyanawa, onde assumiu o compromisso de visitar, ainda, outras escolas indígenas, mais distantes, localizadas ao longo do rio Moa.

Em Rodrigues Alves ele participou de uma solenidade na quadra poliesportiva da cidade com a guarda mirim daquele município, dialogou com a comunidade na escola Cunha Vasconcelos e ainda vistoriou as condições da escola rural Manoel Carneiro de Messias.