Educação desenvolve projeto de Orientação Profissional

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar Educacional (NAPEE), desenvolve um projeto de orientação vocacional para os estudantes de nível médio da Escola Estadual Senador Adalberto Sena.

O programa busca criar um projeto de vida para os estudantes que estão próximos a concluir o ensino médio e estão na situação da primeira escolha profissional. Com isso, o programa auxilia os alunos por meio de atividades de recriação, reflexão e palestras sobre orientação profissional.

Alunos de 2° e 3° ano participam do projeto Foto: Mardilson Gomes/SEE

O programa visa ainda ampliar as opções dos alunos buscando melhor orientar esses estudantes em suas escolhas. “Nós elaboramos esse projeto no intuito de auxiliar os estudantes a identificar uma profissão que eles almejam. É muito importante motivar nossos jovens a buscar uma formação acadêmica, para garantir um futuro profissional”, explicou Vanessa Jardim, estudante do 4° ano do curso de psicologia da FAAO.

O projeto Orientação Profissional é desenvolvido pelo NAPPEE da SEE, em parceria com os alunos do curso de Psicologia, referente à disciplina de Orientação Vocacional da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO).

São desenvolvidas atividades de reflexão e orientação com os estudantes Foto Mardilson Gomes/SEE

Buscando orientar os estudantes quanto às políticas educacionais, mundo do trabalho e projeto de futuro, um dos objetivos do programa é consolidar a formação do hábito de estudo dos adolescentes. “Eu acho a ideia do projeto muito legal, pois os profissionais são muito acolhedores e engajados em nos auxiliar nessa saga que é buscar uma profissão. O melhor desse projeto é que ele abrange varias atividades de interação”, relatou Luara, 16 anos, estudante do 3° ano do ensino médio.

O programa prevê oito encontros de orientação profissional com os alunos, atendendo ao todo seis turmas do 2° e 3° ano do ensino médio. “O objetivo do projeto é falar sobre esse processo de primeira escolha profissional, trabalhando em conjunto com os estudantes os aspectos a serem considerados para que eles possam seguir uma carreira profissional que vai de acordo com o que eles almejam”, relatou Irteni Nunes, Psicóloga e Coordenadora do NAPEE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter