Educação e ISE ofertam cursos a adolescentes em medidas socioeducativas

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT), em parceria com o Instituto Socioeducativo (ISE), oferta cursos de formação inicial e continuada em design de sobrancelhas, corte masculino e auxiliar administrativo aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, em Rio Branco.

Os cursos são executados pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira. O projeto atende 100 adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade, com a finalidade de qualificá-los para o mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida.

As ações visam, em primeiro lugar, a garantia ao direito à educação assegurada aos adolescentes privados de liberdade, de acordo com a Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), lei 12.594/12.

“Os cursos se constituem em verdadeiros espaços de socialização, de reflexão e de construção de novas significações sociais, através da intervenção da escola em uma perspectiva da educação para o trabalho e para vida”, esclarece Mara Lima, chefe do Departamento de Educação Profissional da SEE.

O curso de Design de Sobrancelhas teve a participação de 20 meninas e ocorreu no Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, com carga horária de 20 horas, no período da tarde.

“Acho esse curso muito importante, pois as pessoas lá fora não acreditam muito na gente e agora com essas oportunidades de aprender muita coisa aqui dentro, vamos poder conseguir um trabalho lá fora, vamos poder mostrar nossa eficiência. Agora vamos ter um certificado e podemos começar uma vida nova lá fora e ajudar nossas famílias”, falou a socioeducanda, T. de S. A.

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (Foto: Stalin Melo/SEE)

Os  adolescentes selecionados para fazer os cursos são os que apresentam bom comportamento, realizam as tarefas domésticas e são inseridos em todas as atividades do centro. De acordo com a coordenação dos cursos, os menores já planejam trabalhar nas áreas dos cursos e pensam em um futuro melhor e mais digno. Falam em mudar de vida, ajudar suas famílias, continuar estudando e se profissionalizando. Estão cheios de planos e esperança de vida melhor.

“Antes de entrar aqui eu não sabia fazer nada, aqui dentro tive a oportunidade de aprender a mexer com sobrancelhas. Tomara que quando eu estiver livre apareça oportunidade de emprego não só para mim, mas para todas as meninas daqui. Tenho muitos sonhos, agora vou ter uma profissão e minha família vai se orgulhar de mim”, relatou a adolescente, L. S. de S.

Curso de Design de Sobrancelhas (Foto: Stalin Melo/SEE)

Além de design de sobrancelhas, está sendo ofertado o curso de corte de cabelo masculino, com duas turmas no Centro Socioeducativo Aquiry e carga horária de 60 horas, e o curso de Auxiliar Administrativo, que está sendo realizado na escola Darcy Vargas, com carga horária de 120 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter