Ensino Fundamental

Educação e parceiros debatem implementação de novo currículo

Implementar um novo currículo único, de referência para o ensino fundamental, anos iniciais e finais. Esse é um debate que o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e os mais diversos órgãos e entidades que trabalham com o ensino, estão realizando esta semana.

Trata-se do 2º Percurso Formativo, que acontece até a próxima sexta-feira, 4, e que envolve, além da SEE, representantes das secretarias municipais de Educação, dos núcleos do interior, do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O debate é uma continuidade de uma ação, o 1º Percurso Formativo, que aconteceu no mês de junho, no campus da Ufac, em Rio Branco. A partir do alinhamento das metas e das ações, o componente curricular do ensino fundamental já será implementado a partir de 2020 em todas as escolas estaduais e municipais do Estado.

Ideia é integrar ensino das redes estadual e municipais Foto: Mardilson Gomes

De acordo com a coordenadora estadual do Currículo da SEE, professora Carmem Braga, no município de Rio Branco, tanto as escolas estaduais quanto municipais já começaram a implementar, nas suas formações continuadas com os professores, o novo currículo.

“Nesses percursos formativos abrangemos as temáticas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja no que diz respeito aos marcos legais, seja em relação aos aspectos relacionadas as competências gerais, que estão implicadas e imbricadas dentro do novo modelo de ensino que a gente vai adotar para a educação infantil e para o ensino fundamental”, explicou.

Os novos componentes curriculares foram aprovados pelo CEE em março deste ano e este segundo percurso formativo envolve, além de Rio Branco, todos os municípios acreanos.

“Até sexta-feira, estamos com esse grupo de professores e multiplicadores, sejam técnicos dos núcleos da SEE ou das SEMEs, que farão a multiplicação dessa formação para todas as escolas, de todas as redes, e suas localidades, uma vez que em 2020 todos os currículos deverão ser executados e implementados”, afirmou a professora.

Escola de qualidade

O secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, ao falar aos participantes do 2º Percurso Formativo, destacou a importância em se ter uma escola de qualidade e que possa garantir o melhor ensino aos alunos, tudo a partir do currículo único que está sendo implementado em todo o estado.

“O melhor ensino deve ser o da escola pública, essa é a nossa bandeira de luta e esse currículo único será, não tenho dúvida, uma referência não apenas para os nossos municípios, mas também para todo o estado”, fez questão de dizer.

Secretário Mauro Cruz (SEE) destacou importância de uma escola de qualidade Foto: Mardilson Gomes

Ainda de acordo com o secretário, para além da implementação do currículo, há uma ainda uma preocupação com o principal responsável por tornar essa qualidade uma realidade, que é o professor. Por isso, segundo ele, o governo está lançando o Projeto Corpo, Mente e Voz, voltado para os docentes.

“É um projeto voltado para a saúde do professor, pois queremos valorizar cada vez mais a saúde dos nossos professores, pois são eles que em sala de aula fazem toda a diferença. Além disso, nos preocupamos também com os alunos, que são a razão de ser de todo o nosso trabalho”, afirmou.

Em relação ao currículo em si destacou que é a primeira vez que o Estado está a frente dos outros Estados da federação. Ele se refere a implementação do currículo único, que já será uma realidade a partir do ano que vem. “Com esse alinhamento do Estado com os municípios iremos garantir uma educação de qualidade e esse currículo é fundamental porque é ele quem irá nortear o nosso trabalho”, destacou.

Novo Ensino Médio

No que diz respeito a implementação do currículo para o ensino médio, este está em processo de finalização para ser analisado pelos professores. A partir, se entrará na fase das escutas. Primeiro serão os estudantes a serem ouvidos. Um link está disponível na página da SEE (see.ac.gov.br) onde as escolas poderão acessar ao questionário e distribuir aos alunos.

“Neste questionário indagamos aos alunos que modelo de escola eles querem e que percurso formativo gostariam de seguir para a sua formação. Essa escuta já está disponível e os alunos já pode estar respondendo a esse questionário”, explicou Carmem Braga.

Em segundo momento, no diz respeito ao novo currículo do ensino médio, estão sendo organizadas webconferências com os professores. “Serão escutas presenciais, online, onde o ensino médio também estará integrado e inserido nesse trabalho de implementação do novo currículo”, frisou.

Ela destaca ainda que 2020, no que diz respeito ao ensino médio, será o ano de formação continuada com base no novo currículo e que de acordo com  BNCC não haverá mais formatação por componente curricular, mas sim por área de conhecimento dentro das quatro áreas e com a inserção do quinto itinerário, uma espécie de quinta área voltada área voltada para a educação técnica e profissional.