Educação lança edição 2019 do Censo Escolar

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Gestão e Monitoramento de Dados Escolares, realizou nesta quarta-feira, 29, o lançamento da edição 2019 do Censo Escolar, que tem como objetivo fazer um levantamento completo de todos os dados estatísticos das escolas do Acre.

Participaram da solenidade o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE), o secretário municipal de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz, a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Iris Célia Cabanellas Zannini, além de toda a equipe de gestão da própria SEE.

Censo Escolar vai realizar um levantamento completo de todas as escolas do Acre. (Foto: Stalin Melo)

O Censo é a maior pesquisa educacional do país, sendo realizada em todos os Estados da Federação. A partir dos dados coletados é realizada a liberação de recursos de diversos programas federais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Do censo realizado no ano passado, foram catalogadas 1.591 escolas, das quais 613 ligadas a rede estadual de ensino. Além disso, foram cadastrados mais de 303 mil alunos (das redes municipais, estadual e particular), sendo 168.614 sob a responsabilidade do governo do Estado.

A primeira fase do Censo Escolar, que teve início nesta quarta-feira, será finalizada no dia 31 de julho. Com uma parada no mês de agosto, a segunda fase, com seu início e conclusão, acontecerá no mês de setembro, quando são realizadas as retificações do levantamento inicial.

Secretário Mauro Cruz destacou importância do Censo Escolar. (Foto: Stalin Melo)

Para o secretário Mauro Cruz, os levantamentos realizados pelo Censo são fundamentais porque auxiliam no repasse dos recursos à Educação. “Por meio dos programas o Ministério da Educação (MEC) nos auxilia e todos entram no Censo e quanto mais alunos a gente consegue cadastrar, mais a gente consegue investir e fazer um bom trabalho em prol da qualidade do ensino nos trazendo resultados muito positivos”, destacou.

Em nível nacional, o Acre, como regra, tem sido o primeiro Estado a realizar os levantamentos e enviar coletados. O Censo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao MEC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter