Dinâmica de rede

Educação promove 2ª Formação para Gestores Escolares

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (See), por meio da Diretoria de Ensino, promove a 2ª formação para os gestores das escolas estaduais de Rio Branco,  no período de 2 a 5 deste mês,  para os segmentos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (Eja) e o Ensino Rural.

São 25 escolas da zona rural e todas as escolas urbanas participando da formação, que tem o objetivo de retomar todos os instrumentos de rede que foram trabalhados no primeiro semestre, avaliar os pontos positivos e negativos e traçar novas metas e ações  a serem realizadas no segundo semestre.

Abertura da Formação – Turma do Ensino Rural (Foto: Clícia Araújo/Ascom See)

“ Nós queremos que haja uma relação de respeito, de cuidado, de presença da secretaria em todas as escolas. O lugar mais importante e melhor de se trabalhar é na escola. Todas as unidades escolares da zona urbana receberam serviços de manutenção e algumas rurais já foram reformadas e outras entrarão no cronograma para serem reformadas. O ensino precisa ser bem cuidado, as equipes das escolas também, e os nossos alunos mais ainda”, ressaltou o secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz.

A formação acontece com todos os segmentos da educação, em locais diferentes para a consolidação da dinâmica de rede, por meio de instrumentos comuns. Os gestores serão capacitados para o trabalho de acompanhamento aos professores, dentro da nova estrutura curricular e discutem ações sobre as avaliações externas.

A primeira formação aconteceu no mês de março com o planejamento e orientações das ações do primeiro semestre letivo e dos instrumentos da rede de gestão da See, relacionados ao ensino.

Formação com os gestores das escola de ensino médio (Foto: Cedida)

“Tudo que trabalharmos nessa formação, todos os diálogos, as trocas, as experiências, vão fazer com que a gente desenvolva um trabalho mais rico das nossas escolas”, comentou  a professora Denise Santos, diretora de ensino.

Segundo a professora Fabiana Brito, gestora da Escola Darquinho, “essa formação é de suma importância para fortalecer o trabalho pedagógico dentro dos centro socioeducativos”.