Educação e Saúde

Educação promove palestras nas escolas sobre alimentação saudável

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde com o Programa Saúde na Escola e da Divisão de Merenda Escolar, realizou palestra com o tema Alimentação Saudável para as crianças da Escola Luiza Batista de Souza, localizada no bairro Esperança, na tarde desta segunda-feira, 2.

As palestras são realizadas com o objetivo de mostrar para as crianças a importância da alimentação saudável, como preparar os alimentos, quais os alimentos que devem ser evitados, os que precisam ser colocados na rotina alimentar e ser levados para as casas no dia a dia.

Um dos pontos importantes da palestra foi a discussão sobre o desperdício de alimentos e como fazer para evitá-lo, pois enquanto se desperdiça, se deixa de consumir o que é importante para a manutenção da saúde. Os alunos também tiveram a oportunidade de receber informações sobre hábitos de higiene repassados por uma técnica em enfermagem da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde.

Alimentação Saudável é tema de palestra para os alunos do 4º ano da Escola Luiza Batista Foto: Mardilson Gomes Ascom/SEE

A equipe que realiza as palestras nas escolas é composta por duas nutricionistas da Divisão de Merenda Escolar, duas acadêmicas do curso de Nutrição da Ufac, que são estagiárias da Divisão de Merenda Escolar e uma técnica em enfermagem da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde.

“A palestra é muito boa, aprendemos a diferença de alimentos saudáveis e não saudáveis e muitas informações boas para a nossa saúde”, comentou Luiz Henrique, aluno do 4º ano da Escola Luíza Batista de Souza.

Durante a apresentação, as palestrantes interagem com o público-alvo e eles participam de dinâmicas que enriquecem os conhecimentos. Algumas crianças não têm o hábito de consumir alimentos saudáveis em casa e é aí que entra a escola com a educação mostrando como essa prática pode evitar algumas patologias como: colesterol elevado, hipertensão, desnutrição e até mesmo a obesidade, que hoje apresenta um índice alto no Brasil.

Interação dos alunos na palestra sobre Alimentação Saudável Foto: Mardilson Gomes Ascom/SEE

“Estamos realizando mais uma atividade do Programa Saúde na Escola, trazendo um pouco de informações para os nossos alunos, hoje com o tema sobre alimentação saudável, mostramos para as crianças a importância da alimentação saudável e hábitos alimentares. Esse nosso trabalho só tem o intuito de orientar. Nós da alimentação escolar, estamos à disposição para as atividades e também para ajudar no que for preciso”, ressaltou a palestrante Daiane Martin, nutricionista da Merenda Escolar da SEE.