Educação realiza acompanhamento pedagógico dos programas desenvolvidos pelo MEC no Acre

A Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e da Divisão de Programas de Fomento ao Ensino Aprendizagem, realizou durante todo o mês de setembro o acompanhamento pedagógico das atividades dos programas de apoio ao ensino promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de 19 municípios acreanos.

O acompanhamento pedagógico aconteceu em 191 escolas do estado com o envolvimento e participação dos coordenadores e assessores dos Núcleos de Educação da SEE nos municípios, além das equipes gestoras das escolas estaduais que aderiram aos programas.

Os programas do MEC fazem parte de um conjunto de políticas públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que têm como objetivo melhorar a qualidade do ensino e promover a inclusão social nas escolas públicas do país. No Acre, 60 escolas desenvolvem atividades dos programas Mais Alfabetização (PMalfa), Novo Mais Educação (PNME), Bolsa Família (PBF) e Escola Sustentável (PES).

 

O acompanhamento pedagógico aconteceu em 191 escolas do estado Foto: Cedida

A equipe de assessores pedagógicos da SEE acompanha as atividades dos programas realizando entrevistas e reuniões com coordenadores dos Núcleos de Educação dos municípios e gestores escolares. Nos encontros, além de aspectos pedagógicos, os profissionais discutem questões documentais e financeiras pela legislação vigente que norteia os programas e suporte em relação no Sistema Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo.

“Os encontros de acompanhamento são fundamentais para alinhar as ações pedagógicas dos programas, em consonância com as normas estabelecidas pelo MEC promovendo a mobilização de toda a comunidade escolar para assegurar a frequência dos alunos nas atividades e as intervenções necessárias em sala de aula, tendo como objetivo a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes e, consequentemente, dos índices das escolas em avaliações externas como o SAEB e também no Ideb”, ressalta Conceição Melo, chefe interina da Divisão de Programas da SEE.

A equipe de assessores da SEE também está realizando reuniões nos municípios para acompanhar as atividades do Pré-Enem, programa de fomento realizado com recursos próprios pelo governo estadual em 60 escolas de ensino médio, tendo em vista a melhoria do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.

 

O acompanhamento dos programas de apoio ao ensino promovidos pelo MEC, nas escolas públicas, aconteceram em 19 municípios acreanos. Foto: Cedida

Segundo a professora Conceição Ferreira, coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, o monitoramento das atividades é essencial para garantir o acesso, a permanência e o êxito escolar dos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“O Programa Bolsa Família é uma ação muito importante para promover efetivamente a inclusão escolar de estudantes com baixo desempenho, além de combater a repetência, o abandono e a evasão escolar”, destaca a coordenadora estadual.

Em todos os municípios do estado os coordenadores municipais do Programa Bolsa Família estão trabalhando de forma integrada à gestão das escolas, para assegurar a veracidade das informações sobre a frequência dos estudantes e alimentar o sistema Presença/MEC, ferramenta digital que subsidiará ações e políticas públicas intersetoriais para todos os municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter