Qualificação

Educação realiza capacitação para intérpretes de Libras

Garantir a inclusão de todos os alunos, entre eles os deficientes auditivos, faz parte da política que vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), para melhorar o ensino em todas as unidades escolares.

E pensando nessa inclusão, o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), da Divisão de Ensino Especial, realiza a capacitação de intérpretes de Libras que já trabalham nas escolas estaduais. Ao todo são 88 profissionais, incluindo além da capital, Rio Branco, também Xapuri, Acrelândia e Capixaba.

Intérpretes de Libras da capital e do interior participam da formação Foto: Mardilson Gomes

A capacitação dos intérpretes inclui, de acordo com a formadora Tahis Medeiros, técnicas e textos para que eles possam trabalhar melhor em sala de aula com os alunos.

Dentro da dinâmica, que é desenvolvida para realizar essa inclusão, os intérpretes acompanham as aulas com os alunos em sala e depois fazem a tradução, em Libras. Eles atuam com alunos desde o ensino fundamental I até o ensino médio. “Por isso cada técnica é diferente para cada nível de ensino”, explica Diana Aguiar, também formadora.

A capacitação que acontece hoje e amanhã, 26, é parte da formação continuada que o CAS oferta aos intérpretes de libras. “Essa formação, na verdade, é realizada durante o ano inteiro para que eles possam fazer esse acompanhamento com os alunos em sala de aula”, completa Diana.