Educação Ambiental nas escolas acreanas é destaque nacional

Estado foi o citado como referência na região Norte

professora_2.jpg

As iniciativas realizadas na área de Educação Ambiental e as boas condições de trabalho dos docentes acreanos, na rede pública estadual,foram destaques nesta terça-feira, 17, no site da revista Nova Escola, uma das mais respeitadas do setor educacional, no País. A matéria ressalta ainda o salário pago pelo Estado aos professores, como sendo um dos melhores do Brasil.    

Com o título "Falta Educação Ambiental para quem mais precisa" a reportagem fez uma ampla pesquisa em todas as secretarias estaduais de Educação da região amazônica, para identificar projetos ambientais desenvolvidos nas redes de ensino dos Estados da região Norte, na qual cita o Acre como sendo o único a manter um plano de ação concreto sobre o tema.

Um dos projetos apresentados na matéria foi a construção do documento ambiental produzido pela SEE, no inicio de 2008 e distribuído entre as escolas de ensino fundamental. O documento em formato tablóide, possui 61 páginas, fotografias e ainda um CD interativo para consultas, onde o professor pode trabalhar em sala de aula, matérias jornalísticas referentes ao meio ambiente, documentários, pesquisas científicas, fotos e a própria cartilha em formato digital, além de sugestões metodológicas.

Entre os temas apresentados no referencial, destaque para o capítulo "Os Temas Emergenciais no Cotidiano da Sala de Aula", eleito a partir dos parâmetros curriculares nacionais, e que aborda questões ambientais do cenário regional e mundial, tais como: A água e seus múltiplos usos, Influência das tecnologias no meio ambiente, Lixo-O mal do Mundo e a Construção da Estrada Transoceânica.

Por ser um material de cunho pedagógico, o livro traz uma série de atividades que o professor pode aplicar em sala de aula, para que o aluno desenvolva uma  visão mais crítica e consciente de cada tema. Fotografias, pinturas, recortes de jornais, música, filmes entre outros são alguns dos recursos utilizados no desenvolvimento das tarefas.

Veja a matéria na íntegra no endereço

http://revistaescola.abril.com.br/online/reportagem/repsemanal_283492.shtml

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter