Educação profissional

Parceria entre Governo do Estado e FIEAC permitirá qualificar jovens no setor da construção civil
 

foto_1.jpg

O Governo do Estado, através do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr, em parceria com o Sistema FIEAC, por meio SENAI, lançou hoje, 21, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, o projeto de Formação Profissional de Trabalhadores da Construção Civil.

Com o objetivo de incluir socialmente beneficiários do CadÚnico e do Bolsa Família, serão investidos R$ 314.024 em 10 cursos que qualificarão desde o Auxiliar Orçamentista ao Eletricista Instalador Predial.

Serão oferecidas 4.240 vagas até 2010. Segundo o presidente da FIEAC, João Francisco Salomão, pesquisas comprovam que o setor da Construção Civil é um dos que mais cresce e se desenvolve no Estado.

"Todos saem ganhando com a qualificação profissional. Ao final, teremos um mercado de trabalho aquecido, com pessoas mais preparadas profissionalmente, o que permitirá a sustentabilidade social e econômica dos contemplados com os cursos", afirma Salomão.

O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima ressaltou a importância das parcerias entre governos estadual, municipal e iniciativa privada na promoção da Educação Profissional como forma de geração de emprego e renda.

O momento, segundo Irailton Lima, mostra a importância de investimentos nas políticas de Educação Profissional e Inclusão Social. "O desenvolvimento que se registra hoje no Estado do Acre não deve ser apenas para alguns, mas para todos. Nossa missão é garantir mais para os que têm menos", revela.

A secretária de Estado de Educação, Maria Correa enfatizou que "é muito bom constatar que o Instituto Dom Moacyr está cumprindo com o seu papel: de colocar no mercado profissionais com uma formação mais ampla que possam atuar nos diferentes setores, agregando valores com o propósito de se tornarem profissionais autônomos", observa.

O representante do governador Binho Marques e chefe do Gabinete Civil, Edson Manchini, registrou a emoção dos parceiros no lançamento do projeto. "Este é um momento muito especial. Parcerias são sempre boas, por que gera-se um resultado muito melhor. O empenho de todos é visível e o resultado não poderá ser outro a não ser o sucesso das ações aqui empreendidas", conclui.