Em Brasília, Binho Marques recebe garantias para melhorar sistema de energia no estado

Entre os avanços, está a confirmação da entrada do Acre no Sistema Nacional de Energia Elétrica

linhao_sergio_vale.jpg

Governador obteve a garantia da construção de um segundo linhão para o Acre (Foto: Sérgio Vale/Arquivo Secom)

O governador Binho Marques cumpriu na quarta-feira, 29, uma agenda em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater a Medida Provisória que estabelece as diretrizes para a integração ao Sistema Interligado Nacional (SIN) dos Sistemas Isolados, localizados na Região Norte.

No encontro, o governador acreano recebeu do Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a confirmação de que o Acre será ligado ao Sistema Elétrico Nacional a partir do próximo dia 15 de agosto. Além disso, Binho Marques também garantiu a construção de um segundo linhão para o Estado.

"Isso só vai melhorar a qualidade da nossa energia. Porque quando só se tem um linhão, pode acontecer de a gente ficar na mão se tiver uma pane. Nós tivemos no domingo passado três horas sem energia. Ao ministro Edison Lobão eu cobrei as providências para que nós não passemos mais por situações como essa. E tive a garantia de que no ano que vem, em 2010, será construído o segundo linhão. E mais: a gente deixa de ficar dependente da energia de Rondônia. E passa a ser a energia do Sistema Nacional. Então, nós vamos ter a mesma qualidade do sistema de energia que tem em São Paulo ou no Paraná", avaliou o governador.

Participaram ainda da reunião o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, além de gestores do Acre e dirigentes da Eletrobrás.
A medida, de acordo com o Ministério das Minas e Energia, tem o objetivo de incentivar a prestação dos serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados de forma competitiva e com padrões de qualidade e segurança semelhantes aos praticados no Sistema Nacional.

Para o secretário de Planejamento do Acre, Gilberto Siqueira, a medida provisória irá melhorar o Sistema Nacional, e assim a transmissão de energia para os estados da região Norte. O secretário já havia se reunido com o presidente da Eletronorte, Jorge Nassar Palmeira, para debater a importância de interação entre o Governo do Estado e a empresa. "O desenvolvimento do Estado depende do sistema de energia elétrica, por isso precisamos compreender a dinâmica do abastecimento energético".
Durante a reunião também ficou definido que a biomassa passa a atuar como importante fonte de energia dentro do sistema nacional.

Fogão Gera Luz e o Programa Luz para Todos

O governador Binho Marques apresentou ao presidente o projeto do Micro Bio Gerador (Fogão Geraluz), fogão que ao mesmo tempo cozinha e produz eletricidade, e está proporcionado aos acreanos que vivem em regiões isoladas o acesso a energia elétrica. A capacidade da miniusina é de energia suficiente para acender cinco lâmpadas e ligar uma televisão ou outros equipamentos de baixo consumo de eletricidade, como rádios ou até um computador pessoal, na mesma queima de biomassa utilizada para o preparo dos alimentos.

Binho destacou ainda que o equipamento é ambientalmente correto. "O projeto caminha para a sustentabilidade". Isso porque economiza até 50% da biomassa hoje empregada, além de reter toda a fuligem no próprio fogão – a inalação de fuligem é apontada pela OMS como a 8ª causa de morte no mundo.

A sugestão é de que o Micro Bio Gerador seja inserido no Programa Luz para Todos desenvolvido pelo Governo Federal e que já promoveu o acesso à energia elétrica a milhares de pessoas que moram em regiões isoladas.