Reconhecimento

Em Cruzeiro do Sul, Tião Viana agradece a professores e servidores da educação pelo resultado do Ideb

Foi para um excelente público no auditório do Colégio Menor entre centenas de professores e servidores da educação do Estado, em Cruzeiro do Sul, que o governador Tião Viana fez um ato de agradecimento especial a todos pelo expressivo resultado do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Todos os municípios do Acre alcançaram a meta do Ideb projetada para o ensino fundamental, de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O fato colocou o estado como o mais bem avaliado na Região Norte, estando em primeiro lugar entre alunos do 1º ao 5º ano, segundo lugar do Norte no 6º ao 9º e nono lugar, em nível nacional, entre os que mais avançam no ensino médio.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Acre saiu de uma nota de 3,8 no Ideb em 2007 para 6,1 em 2017 (mais de 60%), destacando uma grande melhoria em seu sistema educacional nos últimos dez anos.

“Em Cruzeiro do Sul hoje, em especial por tantas coisas, desde a cultura dos buritis, as belas paisagens, a hospitalidade do povo cruzeirense e agora a vitória do nosso Ideb, que aqui tem escolas públicas com nota de até 7,6 nesse trabalho do governo com os educadores. O Acre está acima da média nacional do Ideb. Nós, que éramos os últimos lugares da educação há 20 anos, hoje estamos entre os seis melhores do país. Por isso meu papel é dizer obrigado aos educadores do Acre”, disse Tião Viana.

Motivos para se orgulhar

Durante o agradecimento, o governador ainda destacou inovações educacionais em seu governo, como a criação do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi) em Cruzeiro do Sul, para a inclusão de 1.025 crianças com deficiência no ensino público.

Também foi destacada a criação em sua gestão do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que já alcançou 55 mil jovens, além do Instituto de Matemática, que atendeu 27 mil estudantes, ambos com polos em Cruzeiro do Sul. Ainda foi lembrada a impressionante construção de 80 novas escolas indígenas só nesta gestão para atender as comunidades mais distantes e isoladas.

Segundo o secretário adjunto de Educação, Carlos Alberto, o Xaxá, a inovação e o suporte fizeram o Acre ter esse grande resultado.

“O que ajudou a dar esse resultado no Ideb foram formação, acompanhamento, investimentos do governo do Estado em infraestrutura, climatização das escolas, reformas e ampliações, todas as condições para que os professores e gestores pudessem acolher os alunos e dar qualidade melhor no nosso ensino”, conta Xaxá.