Em defesa do meio ambiente

Em feira de ciências, alunos de escola rural defendem a necessidade de preservar os ecossistemas

Alunos da escola estadual rural Maria do Carmo Ramos, no Ramal Linha Nova, em Bujari, realizaram nesta sexta-feira, 15, a II Feira de Ciências. Tendo como tema “A Vida nos Ecossistemas na Comunidade Linha Nova”, a iniciativa tem o objetivo de despertar a comunidade para a preservação do ecossistema local.

A II Feira de Ciências da escola é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a própria comunidade.

Segundo o coordenador da escola, Antônio Raimundo Costa, a feira contou com grande apoio. “As secretarias estaduais e municipais têm nos incentivado muito para realizar esta feira. A SEE até nos doou alguns materiais e nos ajudou no planejamento da feira, o que para nós é de extrema importância, pois somente com a educação é possível tornarmos o mundo melhor”, enfatizou. 

Respeito ao meio ambiente e valorização da comunidade
foram os temas da Feira

dsc02788.jpg dsc02797.jpg dsc02819.jpg

 Com o texto na ponta da língua, alunos de diferentes idades revezavam-se para explicar a função de ervas medicinais e falar sobre o ecossistema do Ramal Linha Nova com a ajuda de uma maquete.

“Com o meu trabalho, aprendi a importância das plantas medicinais e vou até ensinar minha mãe algumas coisas”, disse o aluno Narlidson Rodrigues da Cruz, 13. Em uma sala ao lado também foi montado um espaço intitulado “Cantinho do Já Teve”, no qual são mostrados os ecossistemas de ontem e hoje no planeta. 

Mas o espaço de maior sucesso da feira foi o “Cantinho das Gostosuras”, onde todos os presentes puderam degustar as delícias produzidas pela própria comunidade, ientre elas paçoca, doce de leite, bolo de mandioca, tapioca e frutas.

 Asas da Florestania – A escola rural Maria do Carmo Ramos é uma das beneficiadas do projeto “Asas da Florestania”, projeto conjunto da Fundação Roberto Marinho e da SEE. Neste ano, o “Asas da Florestania” também está trabalhando o ensino médio nas escolas, feito inédito até o início do ano. 

Atualmente trabalham pelo projeto na escola três professores, além do acompanhamento do supervisor do “Asas da Florestania” em Bujari e Porto Acre, Roosevelt Marques. “Com ests projeto, o governo está garantindo uma educação de qualidade nas comunidades rurais. Para aperfeiçoar ainda mais ests trabalho, há também a capacitação dos professores”, explicou.

O projeto “Asas da Florestania” está em execução desde 2005 e tem a finalidade de garantir a conclusão do ensino fundamental e Mmédio. Com o projeto, mais de 800 estudantes de comunidades rurais já se formaram desde sua implantação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter