Em Dois dedos de prosa governador destaca ações na Educação

Binho Marques agradece à comunidade escolar pelo desempenho e vitórias alcançadas na Educação do Acre

 

flash_escola_terezinha_miguis_foto_sergio_vale_24.jpgValorização dos professores com investimentos em salários e programas de formação leva o Acre a atingir patamares que o colocam entre os Estados com melhor desempenho da Educação. O fato foi destaque no programa Dois dedos de prosa desta segunda-feira, 17, durante o qual o governador Binho Marques agradece a mobilização de professores, funcionários da educação, diretores, coordenadores na busca pela qualidade.

"Metade dos funcionários do governo são da educação. Mas também são os professores que trabalham com toda sociedade, formam as nossas crianças, os nossos jovens para construir a nova sociedade. É fundamental que a gente invista muito nos nossos professores e nós fazemos isso", afirma Binho Marques. O governador lembra ainda durante o programa que o maior investimento do Governo é nas pessoas. Em 1999 foram aplicados R$ 121 milhões somente com os salários dos professores. Hoje este valor atinge R$ 660 milhões, excluindo os valores injetados em formação.

Ao assumir há 10 anos havia 1,6 mil professores leigos que não possuíam sequer o Ensino Médio. Um programa específico foi criado para formar estes profissionais. Ao mesmo tempo 4,5 mil professores precisavam cursar o Ensino Superior para cumprir as metas da Educação traçadas pelo Ministério da Educação. "É um orgulho dizer que 4,5 mil professores estão concluído o Ensino Superior", diz Marques acrescentando que o Acre poderá ser o primeiro estado a ter seus todos os professores do quadro com Ensino Superior e destaca o resultado e a repercussão deste fato na qualidade de educação.

Novos desafios – No segundo programa seguido em que o governador Binho Marques trata deste tema, ele faz questão de dar destaque às vitórias conquistadas pela Educação do Acre. O Estado conseguiu o primeiro lugar no Brasil no acesso a jovens no Ensino Médio, segundo lugar no acesso de jovens ao Ensino Fundamental e o primeiro lugar no acesso de jovens à Educação Profissional. Agora em acordo com o sindicato da categoria o Governo do Estado dá outro salto e anuncia o pagamento de um bônus aos professores por produtividade. " É desafiador. Imagine no final do ano, o professor ganhar um prêmio porque foi assíduo, porque atingiu metas. Queremos que esse desempenho seja recompensado e quem sabe outros estados possam acompanhar esta ideia. O grande sucesso da educação é o sucesso de todos", avalia Binho Marques.

O programa Dois dedos de prosa vai ao ar todas as segundas-feiras nas principais emissoras de rádio do Acre,  às 7h30 e 11h30, e também pode ser ouvido no Portal do Governo na internet e na Agência de Notícias do Acre .

Ouça aqui o programa Dois dedos de prosa desta semana.